Artistas e curadores já podem participar do processo seletivo

A programação dos 160 anos de Passo Fundo conta com atividades em diversas áreas, em busca da integração do patrimônio histórico e cultural da cidade para valorizar as pessoas que ajudam a construir esta história. Uma delas é voltada à democratização dos espaços públicos pelos artistas locais com o incentivo de mais uma ação da Prefeitura de Passo Fundo: o Processo Seletivo de Exposições de Artes Visuais nos Espaços Públicos da cidade de Passo Fundo. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (5) até o dia 1º de agosto.
Serão selecionadas oito propostas de exposições de artes visuais, individuais ou coletivas, de artistas e curadores naturais ou residentes do município que estejam interessados em participar do calendário de exposições proposto pelo processo.
Além do processo de artes visuais, também estão abertas as inscrições para o Concurso Fotográfico Click 160 e para o Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo. “Estamos muito felizes por esses três editais lançados. É a valorização da memória e dos nossos fotógrafos, vamos colorir nossa cidade com oito exposições de nossos artistas e ainda premiar pela primeira vez na história os escritores de Passo Fundo”, disse o secretário de Cultura, Pedro Almeida.
Processo Seletivo de Exposições de Artes Visuais nos Espaços Públicos
Quem pode participar?
Podem se inscrever artistas e/ou curadores passo-fundenses, naturais ou residentes (com preferência aos residentes), maiores de 18 anos.
Como participar?
As inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria de Cultura, localizada na Avenida Brasil Oeste, 792 – Centro, no horário das 12h30min às 18h30min. No caso de envio pelo Correio, só serão considerados os projetos e propostas que tenham a data de postagem de até 1º de agosto, através do sistema de Sedex. As inscrições serão efetuadas mediante entrega de um único envelope denominado “Envelope de Inscrição”, lacrado e identificado conforme os seguintes dados: Processo Seletivo de Exposições De Artes Visuais 2017 e nome do proponente.
O envelope deverá conter em seu interior um dossiê com os seguintes documentos:
- Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada (anexo)
- Proposta de trabalho do(s) artista(s) envolvido(s) e/ou curador
- Fotocópia de comprovante de residência em nome do proponente
residência assinado pelo proprietário do imóvel e proponente (ambos com firma reconhecida).
- Textos críticos (se houver)
- Fotografias impressas coloridas das obras
- Obra não convencional
- Videoarte e/ou performance
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico cultura@pmpf.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3312-1426.
Os locais de exposições
- Sala Desdemona Machado Aires (2º andar do Teatro Municipal Múcio de Castro)
- Hall de entrada da Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo
- Hall de entrada da Secretaria de Meio Ambiente
- Galeria Estação da Arte (prédio da antiga estação férrea da Gare)
- Hall de entrada da Secretaria de Finanças (antigo prédio da Justiça do Trabalho)
As propostas inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por três membros de reconhecida competência e conhecimento na área de artes visuais, indicados pela Secretaria de Cultura.
Resultados
A divulgação das propostas selecionadas para o calendário de exposições será feita até o dia 15 de agosto, aqui no site da Prefeitura.
Incentivo
Além de expor seu trabalho em nos espaços públicos, o município disponibilizará o valor de R$ 1 mil como ajuda de custo para montagem de cada uma das exposições.
Onde acessar o edital?
Basta entrar na página inicial do site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br) e acessar a seção Destaques. Além do edital, também está disponível a ficha de inscrição anexa.
(Foto: Divulgação/PMPF)