Festival Internacional de Folclore exalta a paz entre os povos
A noite de domingo (17) do XII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo foi marcada pela grande comoção em prol da paz no mundo. Na abertura, subiu ao palco o grupo formado especialmente para a coreografia de abertura, o quarteto comandado por Rodrigo Cavalheiro, para cantar a música tema do festival.
Após, o público conferiu as apresentações do Crejuti (Passo Fundo), Grupo Pupilas da Aldeia UPF, África do Sul, Cuba, Guatemala, Martinica, Pará-Frutos, México e Nepal.
Integrante do grupo da Martinica, Gessy Alamelu, de 48 anos, diz estar surpreso com a estrutura do festival. “Nosso grupo está muito feliz, realmente é um festival internacional pela grande estrutura. Vamos apresentar sete danças ao longo do festival e, um pouco do carnaval da Martinica”, ressaltou.
Voluntário desde a terceira edição do festival, Fabiano Lengler contribui na estrutura de som aos grupos, formando uma a equipe de som especializada em trabalhar com instrumentos diferenciados. “É tudo feito com muitos ensaios com os grupos, já sabemos quando os grupos são convidados e preparamos o planejamento do som”, disse.
A festa do folclore é uma realização da Prefeitura de Passo Fundo e do Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore (CIOFF) e segue com sua programação até o dia 23 de agosto, com 11 grupos estrangeiros, quatro nacionais e 47 grupos gaúchos.
Programação 18 de agosto – segunda-feira
Coreografia de abertura
DT Juvenil – adulto e xirú CTG Fagundes dos Reis adulto - Passo Fundo
Alemanha
Martinica
Moçambique
Pará-Amazônia
Rússia
Durante o dia também acontece uma programação paralela, com espetáculos para as escolas, oficinas de conversação e apresentações de rua. Confira no site do Festival www.festivalpf.com.br.