Conferência de Cultura discute e pensa plano para o município

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo realizou nesta quinta-feira (21) a V Conferência Municipal de Cultura, que tem como objetivo atualizar o Plano Municipal de Cultura para os próximos dois anos. O encontro aconteceu no Teatro Municipal Múcio de Castro e reuniu representantes culturais e comunidade.
Para o secretário de Cultura, Henrique Fonseca, é preciso avançar, mobilizar, compartilhar as experiências e as iniciativas construídas coletivamente pelo Poder Público e a sociedade. “Passo Fundo já possui todos os instrumentos previstos na legislação de suporte e acompanhamento das políticas culturais. Precisamos constantemente de mobilização de ações propositiva e provocativas para que possamos avançar no debate. E esta conferência tem esse desafio”, afirma.
O município está entre o grupo de aproximadamente 300 cidades, dentro dos 5 mil municípios do Brasil, que conseguiu instrumentalizar as políticas culturais através do Sistema Municipal de Cultura, que está atrelado ao sistema nacional.
Os três pilares são: o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), que conta com 10 setoriais definidas; o Plano Municipal de Cultura, que orienta as ações; e o Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), que fomenta e valoriza a cultura através do financiamento de projetos culturais.
(Foto: Divulgação)