Professora Fabiane Verardi Burlamaque participou de mesa na Festa Literária Internacional de Paraty

Uma das coordenadoras da 16ª Jornada Nacional de Literatura, professora Fabiane Verardi Burlamaque, participou da programação da Casa PublishNews na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, que aconteceu de 26 a 30 de julho. A mesa teve como tema “Eventos e ventos literários: um giro pelo Brasil passando por Paris” e ocorreu no sábado, 29 de julho.
Mediado pelo jornalista do PublishNews Leonardo Neto, o debate abordou os eventos literários que acontecem fora do eixo Rio-São Paulo, seus desafios e as oportunidades geradas por essas movimentações. Além da professora Fabiane, participaram dessa Mesa Rogério Robalinho, da Bienal de Pernambuco; Carlito Lima, da Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar); Afonso Borges da Fliaraxá, Guiomar de Grammont, do Fórum das Letras de Ouro Preto (Flop) e da Festa Literária da Serra Imperial (Flisi), da qual é curadora; e Leonardo Tonus, da Primavera Literária de Paris.
De acordo com a coordenadora, as Jornadas Literárias de Passo Fundo foram citadas durante o debate como referência de formação do leitor. “Esses 36 anos de história colocam a Jornada num patamar de inspiração para muitos eventos literários e isso nos deixa muito honrados, e, ao mesmo tempo, nos faz pensar na responsabilidade que temos na manutenção de uma movimentação cultural como é a nossa Jornada, que tem, essencialmente, o compromisso de formar leitores esteticamente sensíveis e, principalmente, críticos”, destacou.
O encontro, ainda segundo a coordenadora, também foi um momento de troca de informações, mostrando que as festas literárias realizadas em todo o país não são concorrentes, mas sim aliadas na formação de leitores. A professora ainda destacou que foi proposta a organização de uma federação que reúna todos os eventos literários realizados no Brasil, com o intuito de otimizar os recursos disponíveis.
Por: Assessoria de Imprensa UPF
(Fotos: Julio Vilela)