Além do tradicional Desfile Farroupilha, Passo Fudno também sediará a Mostra da Cultura Gaúcha
O Rio Grande do Sul lembra a Revolução Farroupilha no próximo dia 20 de setembro, quando acontece o tradicional Desfile Farroupilha. Em Passo Fundo, o evento será realizado a partir dar 8h, na Avenida Sete de Setembro, na Gare. Serão 14 cavalarias de entidades participantes, além do desfile militar. Toda a comunidade está convidada para participar.
Segundo o secretário de Cultura, Pedro Almeida, o desfile fechará as rondas das entidades tradicionalistas, que acontecem desde o início do mês. “Pela primeira vez, o desfile será realizado no sentido bairro/centro, vindo da Presidente Vargas. Esperamos uma grande participação das cavalarias, já que no ano passado o desfile não ocorreu devido aos episódios do mormo. Neste ano, as entidades intensificaram a fiscalização e monitoramento dos animais, tanto que permitirão desfilar apenas os animais que estiverem em dia com a documentação e exames”, ressaltou ele.
Desfile Farroupilha 2016
Ordem de apresentação
Programação
8h Início da concentração
8h45min Revista às tropas
9h Início dos desfiles
Desfile Militar
Cavalarias participantes
01 – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos
02 – Sindicato Rural – Empregadores Passo Fundo
03 – CTG Dom Luiz Felipe de Nadal
04 – GCT Cavaleiros do Mercosul
05 – CTG Lalau Miranda
06 – CTG Tropel de Caudilhos
07 – CTG Estância Nova
08 – CTG Moacyr da Motta Fortes
09 – CTG Fagundes dos Reis
10 – GCT Cavaleiros do Planalto Médio
11 – Departamento Tradicionalista do Simpasso
12 – Piquete de Laçadores Amigos do Rio Grande
13 – Piquete de Laçadores Os Gaúchos de Passo Fundo
14 – Grupo Tradicionalista do COMUI
Mostra da Cultura Gaúcha acontece no domingo
Antes do Desfile Farroupilha, acontecerá a 24ª edição da Mostra da Cultura Gaúcha, com o tema 159 anos de Passo Fundo – República das Carretas. O desfile será neste domingo (18), a partir das 14h, na Avenida Sete de Setembro, na Gare.
Segundo o secretário de Cultura, Pedro Almeida, a mostra apresenta o tema proposto pelo MTG e não será competitiva neste ano. “Esperamos um belo espetáculo e, pela primeira vez, com o formato de um desfile único, com todas as entidades. O evento terá a direção artística de Airton Tim e a participação de seis entidades tradicionalistas”, ressaltou.
As entidades que irão desfilar são: CTG Fagundes dos Reis, Departamento Tradicionalista Juvenil, Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz, CTG Moacyr da Motta Fortes, GCT Cavaleiros do Mercosul e CTG Estância Nova.