Trabalho é resultado de amplo debate com o setor e com a comunidade

A Prefeitura de Passo Fundo realizou a entrega do documento que formaliza o diagnóstico e a implementação do Sistema Municipal de Cultura no município. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Cultura, que realizou um processo de revisão de compromissos, vocações culturais e entendimento das reais necessidades dos agentes integrantes das diversas manifestações culturais da cidade.
“O Plano Municipal de Cultura de Passo Fundo é um instrumento que marca o início de uma nova etapa da política cultural do município. A sua elaboração, ao longo desses três anos, é por si só o maior diálogo já realizado do setor em todas as esferas e sem precedentes”, revela o secretário municipal de Cultura, Pedro Almeida.
A partir do encontro das mais diferentes áreas da cultura foi possível ampliar o diálogo para fortalecer ainda mais a efervescência cultural de Passo Fundo. Para a conclusão do documento que elabora o Plano Municipal de Cultura, ocorreram reuniões setoriais relacionadas a música, dança, artes cênicas, artes visuais, artesanato, cultura popular, literatura, produção cultural, patrimônio material e imaterial Arquitetura e Urbanismo, além da inclusão de novos membros que irão compor o Conselho de Políticas Culturais de Passo Fundo.
O Plano Municipal de Cultura estabelece metas claras e objetivas para ações futuras e coloca em debate permanente toda a relação existente entre os artistas, entidades culturais e a sociedade. “O Plano Municipal da Cultura não é um documento fechado e nem deveria ser, é um grande debate, aberto e provocativo, buscando a evolução das relações já existentes e as que devem ser retomadas ou iniciadas. O conselho faz essa ligação entre poder público e a comunidade”, destaca o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Edimar Rezende.
Durante o encontro foram lembradas ações da administração municipal que valorizam a cultura de Passo Fundo. “A total reforma do Teatro Municipal Múcio de Castro respeita e concede um lar aos artistas que buscam em Passo Fundo um espaço para mostrar o seu trabalho. O Música na Praça une respeito aos músicos e disponibiliza nas praças da cidade uma ótima trilha sonora para a comunidade. O Passo Fundo em Cena e o Festival do Passo são ações de respeito ao fazer cultural de Passo Fundo” conta o ator Maycon Marcondes.