Setur lança mais duas oficinas do programa CulturAção
A Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto – Setur, lança mais duas oficinas culturais nos bairros de Passo Fundo, através do Programa CulturAção. A partir desta terça-feira, um grupo de jovens do bairro Alvorada inicia a viagem pela magia do teatro. A oficina será coordenada pela professora Elisabeth Manica e vai funcionar toda às terças-feiras à tarde no salão da igreja, em frente à escola Fredolino Chimango. Pós-graduada em teatro-educação pela UPF, Betinha vai repassar aos alunos, exercícios específicos, textos para serem debatidos, além da compreensão do papel de elementos cênicos que servem ao ator, tais como, cenário, sonoplastia e adereço.
Na quinta-feira à tarde, a Setur lança a oficina de percussão e capoeira na Vila Nova. O trabalho, que já está sendo desenvolvido no Loteamento Umbu, vai possibilitar aos jovens o conhecimento de uma variedade de ritmos africanos, além de auxiliar no desenvolvimento de uma consciência ecológica. De acordo com o coordenador da oficina, o músico Marcelo Pimentel, os instrumentos são confeccionados pelos próprios integrantes do grupo com a utilização de material reciclável. Essa oficina vai funcionar na sede da associação de moradores da Vila Nova.
Para o secretario da Setur, César Augusto dos Santos, a descentralização da cultura, através das oficinas, vai valorizar as manifestações artísticas existentes nos bairros da cidade. “A intenção é instrumentalizar esses grupos para que eles possam manifestar suas expressões culturais” afirma.