Cine Gibi 2 foi visto por mais de mil estudantes
A seqüência de 10 exibições do Cine Gibi 2, nas escolas municipais e estaduais de Passo Fundo atingiu mais de mil estudantes das séries iniciais. Desenvolvido pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto - Setur - em parceria com o Cinema BR em Movimento, AABB e Faculdade de Artes de Comunicação da UPF, o projeto iniciou no dia 24de agosto na APAE, e terminou terça-feira no bairro Jaboticabal.
A exibição de filmes nos bairros de Passo Fundo faz parte do Programa CulturAção da Setur. De acordo com a diretora da Divisão de Cultura, Eliana Bortolon, após o Cine Gibi 2, o projeto deverá contemplar o público adulto com a comédia "Se eu fosse você", de Daniel Filho, com Glória Pires e Tony Ramos.“Só estamos aguardando a liberação do Cinema BR em Movimento para iniciarmos a nova edição” afirma.
A iniciativa em levar o cinema até às escolas agradou professores e alunos. Em algumas exibições foi preciso improvisar para suprir a falta de espaço. Na terça-feira pela manhã, o CTG Estância Nova, no bairro Valinhos, transformou-se numa grande sala de cinema para acomodar os alunos da escola municipal Sebastião da Rocha.
“ A iniciativa em trazer o filme até a escola possibilita o acesso dessas crianças, que normalmente não conseguem se deslocar até o centro” afirma a diretora Maria Dirlei Cunha Domingues. Aluna da 2ª série, a pequena Miriane Leitão de Souza, oito anos, disse ter se divertido com as sete aventuras da Turma da Mônica, mas escolheu a sua favorita. “Gostei mais da última, com o Chico Bento, é a mais engraçada” declarou. A maioria das exibições contou com a participação da professora de fundamentos de linguagem audiovisual da UPF, Bibiana Friederichs, que conversou com os estudantes sobre o processo de criação de um filme.