Encerra o XI Festival Internacional do Folclore

Encerra o XI Festival Internacional do Folclore

 

O clima era de despedida sob a lona do Circo da Cultura ontem à noite. Argentina, Bolívia, Chile, China, Costa Rica, Cuba, Equador, Espírito Santo, Itália, Mato Grosso, Panamá, Pará, Paraíba, Rússia e Turquia dançaram pela última vez na 11 edição do Festival Internacional do Folclore e deixaram suas homenagens ao público passofundense.

Logo no início da noite, o palco ficou repleto de músicos. A canção “Gaúcho de Passo Fundo”, do Teixeirinha, foi interpretada em uma só voz por todos os conjuntos vocais que participaram do Festival. Pessoas oriundas dos mais diferentes países aprenderam os acordes e as palavras para homenager a cidade. Mais tarde, durante toda a noite as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Passo Fundo apareceram lado a lado com as bandeiras da Turquia, da Angentina, da Itália e tantos outros, mostrando que este evento é não somente uma união dos povos, mas também uma luta pela paz mundial.

O realizador do evento, Paulo Dutra, agradeceu os patrocinadores, os apoiadores, os voluntários, todos os grupos que atravessaram o Brasil e oceanos para estarem no Festival e a comunidade. “Gracias à Prefeitura de Passo Fundo, à Câmara Municipal de Vereadores e ao público. Passo Fundo soube muito bem receber e o carinho que vocês tiveram com os grupos foi maravilhoso. Os grupos demonstraram isso e a imprensa retratou muito bem, essa vontade que a nossa comunidade tem de aprender, de receber e de ser hospitaleira. A todos vocês muito obrigado e até 2014”, ressaltou.

            O prefeito Airton Dipp mais uma vez parabenizou o CIOFF e a pessoa do Paulo Dutra pela realização do evento. “Eu disse na abertura que o Paulo Dutra era a cara do Festival, não, o Paulo Dutra é a cara e a alma do Festival do Folclore. Nós queremos também parabenizar todos os voluntários que trabalharam organizando este evento que é referência no nosso país. Passo Fundo é a Capital Nacional da Literatura por tantos e tantos eventos e o Festival do Folclore é um deles. A todos vocês que vieram prestigiar este evento, que retornem aos seus países e aos seus estados com a certeza que o povo de Passo Fundo ficou muito feliz com a presença de vocês e quer o retorno de todos em 2014 no 12 Festival Internacional de Passo Fundo”, declarou.

            Em nome da paz mundial foram abertas as apresentações da última noite de Festival. O público de mais de 5 mil pessoas aplaudiu e vibrou durante cada espetáculo e os 15 grupos participantes, vindos de 11 países diferentes, se despediram do público de Passo Fundo e do Brasil.

            O Festival Internacional do Folclore é um evento que acontece de dois em dois anos na cidade, com duração de uma semana. Ele iniciou em 1992 no governo do atual prefeito Airton Dipp e é uma realização da Prefeitura Municipal e do CIOFF secção estadual do RS.

 


           

 

[caption id="attachment_2535" align="alignleft" width="360"]&quotPasso Fundo é a Capital Nacional da Literatura por tantos e tantos eventos e o Festival do Folclore é um deles&quot, declarou Dipp.Foto: FERNANDA RUNTZEL DA COSTA[/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 26 de agosto de 2012.