Mais de 15 mil pessoas prestigiam a VI Encenação da Batalha do Pulador

Mais de 15 mil pessoas prestigiam a VI Encenação da Batalha do Pulador


No dia 27 de junho de 1894, no lugar chamado Pulador, cerca de 4.600 homens entre Republicanos e Federalistas travaram uma violenta batalha. Depois de seis horas lutando, foram mais de mil homens mortos ou feridos, o que consolidou esta batalha como sendo a mais sangrenta da Revolução Federalista.

Com o objetivo de resgatar a memória deste episódio histórico vivido próximo a Passo Fundo, é que os Cavaleiros do Mercosul em parceria com a Prefeitura Municipal, 7ª Região Tradicionalista e MTG realizam anualmente a Encenação da Batalha do Pulador. Em sua VI edição, o evento de 2012 foi na tarde deste domingo e reuniu mais de 15 mil espectadores no Distrito do Pulador.

Fazem parte da encenação cerca de 600 figurantes entre soldados, enfermeiras e saqueadores. Ao agradecer o público e os colaboradores, o comandante dos Cavaleiros do Mercosul, Davis Souza, comentou sobre o longo trabalho realizado pelo grupo e lembrou: “Nestes campos onde um dia brotou sangue, hoje brota alegria e solidariedade.”

Também presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Miguel Scheis, recordou a história da Batalha do Pulador: “Quero dizer que esta é a sexta encenação feita no local onde há 118 anos morreram mais de mil gaúchos. É isso que temos que explicar aos nossos filhos e netos porque essa é a história do nosso Rio Grande do Sul.”

Ao parabenizar os realizadores do evento, o prefeito Airton Dipp fez questão de destacar as áreas de constante desenvolvimento no município: “Passo Fundo tem se destacado como um polo da região sul do país, tanto na sua área econômica, educacional, da saúde e também cultural, onde temos uma jornada consolidada com a Jornada de Literatura, Festival Internacional do Folclore e agora com a Batalha do Pulador.”

Simone Teixeira da Silva esteve pela segunda vez assistindo a encenação e conta que pretende voltar no próximo ano. “O evento é muito bom, a emoção é muito boa e achei melhor que no ano passado”, declara.

A VI Encenação da Batalha do Pulador faz parte da programação da Semana do Município que segue com atividades até o dia 07 de agosto.




[caption id="attachment_2497" align="alignleft" width="360"]O objetivo dos Cavaleiros do Mercosul é resgatar a memória deste episódio históricoFoto: FERNANDA RUNTZEL DA COSTA[/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 6 de agosto de 2012.