Entre os dias 1 e 5 de dezembro, ação vai reunir literatura e intervenções culturais

A edição da 35ª Feira do Livro, que será realizada em 2022, está sendo planejada. Devido ao adiamento motivado pela pandemia, a ideia é que a próxima feira esteja entre as maiores já realizadas. Até lá, para manter aceso o sentimento por esse universo, a Prefeitura e a Associação de Livreiros de Passo Fundo (ALPF), realizarão algumas amostras da edição.
A primeira delas será a “Estação Feira do Livro – Próxima Parada 2022”, programada para acontecer entre os dias 1 e 5 de dezembro, na Galeria Estação da Arte. Conforme a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, o espaço será preenchido com literatura e intervenções culturais, assim como na Feira do Livro. “A edição de número 35 não foi cancelada, mas adiada. Neste período, conforme já havíamos programado com a Associação de Livreiros, realizaremos estações com muitas atividades. Seguimos honrando o nosso reconhecido envolvimento com o livro e o nosso título de Capital Nacional de Literatura”, considerou.
Durante as estações, haverá a comercialização de livros com descontos de 15% a 70% pelas livrarias associadas. Ainda, uma diversidade de intervenções culturais, como contação de histórias, teatro e música.
A coordenadora da Associação de Livreiros de Passo Fundo, Silvana Rovani, destaca que os eventos darão “um gostinho” da edição de número 35. “Queremos que a comunidade tenha a ciência de que a Feira do Livro está sempre envolvida com a literatura e pretende levar a todos o prazer pelos livros. Esse foi um ano complicado e de instabilidade por causa da pandemia e, por isso, pensamos em executar algo diferente, mas com o mesmo propósito”, disse, enfatizando que outras estações serão, posteriormente, divulgadas.
A 35ª edição da feira foi adiada para 2022 após a análise do cenário da pandemia. As incertezas e as dificuldades para efetivar contatos com autores e demais envolvidos com as atrações foram motivos pelos quais a decisão foi espaçar o tempo entre uma edição e outra.
De acordo com Miriê, para compensar a medida, a próxima edição será especial. “Iniciamos as tratativas para promover uma grande edição, que marcará a bem-sucedida existência da Feira do livro em Passo Fundo”, afirmou.
Programação
A Associação de Livreiros e a Prefeitura estão, juntas, articulando esse momento literário. Silvana faz um chamado à comunidade que quiser contribuir com as intervenções. “Queremos agregar à programação sugestões. Quem quiser contribuir pode entrar em contato com a Associação, que estamos de braços abertos”, ponderou.
Os contatos podem ser realizados pelo e-mail feiradolivropf@gmail.com.
Foto: Diogo Zanatta