Abertura da 36ª Feira do Livro celebra a literatura

Deste domingo (20) até o dia 27 de outubro, Passo Fundo, aclamada como a Capital Nacional da Literatura, será novamente o epicentro de uma das mais significativas manifestações culturais da região

A Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a Academia Passo-Fundense de Letras (APL), deu início à 36ª edição da Feira do Livro. O evento, que se consolidou como um verdadeiro patrimônio cultural imaterial do município, é organizado também com o apoio da Comissão Organizadora, composta por instituições de prestígio como o SESC Passo Fundo, a Biblioteca Municipal Arno Viuniski, o Instituto Histórico de Passo Fundo e a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), além do fundamental apoio da Coprel Telecom.

Com o tema instigante “Bora lá, bora lê!”, a edição deste ano é um convite irrecusável à leitura e à imersão no vasto universo das letras. Ao longo de uma semana, o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, situado no coração da cidade, é o palco principal dessa celebração literária, reunindo leitores, escritores e livreiros em uma programação que contempla diversas atividades voltadas ao incentivo à leitura.

Entre os destaques da feira, está a participação de oito autores e 13 livreiros, que trarão uma multiplicidade de obras e gêneros para um público ávido por conhecimento e inspiração. Para além dos encontros literários, o evento contará com exposições, lançamentos de livros, saraus, sessões de autógrafos, debates e diversas atividades culturais que envolverão a comunidade, reafirmando o papel transformador da leitura.

A secretária de Cultura, Miriê Tedesco, destacou a magnitude do evento e sua importância no cenário cultural da cidade. “Precisamos provocar a criança e o jovem para que leiam e escrevam, assim como manter viva a relação dos adultos com os livros. A Feira do Livro tem esse propósito e materializa isso através do encontro com autores, a presença robusta de livreiros, as sessões de autógrafos, os lançamentos literários. São oito dias em que a literatura vira pauta na agenda da cidade”, enaltece a secretária.

A 36ª Feira do Livro se destaca ainda pela iniciativa de conectar diferentes públicos, desde os mais jovens, como os quase 18 alunos da rede municipal que receberão o vale-livro, até leitores ávidos e entusiastas da literatura em geral. O incentivo à leitura continua sendo um dos pilares do evento, com a oferta de R$ 40,00 por estudante para a aquisição de livros nos estandes dos livreiros parceiros. “A 36ª Feira do Livro de Passo Fundo reafirma, assim, o compromisso da cidade com a cultura e a educação e, através do tema Bora lá, Bora lê!, com sua leveza e linguagem jovem, traz a promessa de uma feira alegre e cheia de energia”, relata Miriê.

Os homenageados desta edição trazem um reconhecimento especial para figuras e instituições que se destacam em prol da educação e da cultura. A Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro, que celebra 95 anos de história, será a Patronesse da feira. A Editora Padre Berthier foi escolhida como Amiga do Livro, enquanto Josenira Ferreira da Silva é reconhecida como Educadora Emérita e Aleixo da Rosa como Educador Motivador.

Além das atividades literárias, a feira será também um espaço de múltiplas expressões artísticas, contemplando espetáculos teatrais e musicais, fortalecendo a relação entre as artes e a literatura.