Setur estimula o Ecoturismo
Depois de ter realizado o Painel Ecoturismo na terça-feira, 1º de março, onde foram discutidos projetos e plano de ações para desenvolver a atividade turística em Passo Fundo, e na Região, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto (SETUR), apoiou o 1º Encontro Regional de Ecoturismo da Reserva Maragato.
Foram realizadas, de 2 a 3 de março, diversas atividades, como trilha ecológica, painéis sobre a situação da reserva Maragato e desenvolvimento do turismo no Município, além do ecoturismo de aventura. Uma das atividades mais marcantes foi a trilha ecológica, onde foi possível perceber a degradação que vem sofrendo a reserva devido a ação do homem, problema que poderia ser amenizado com a educação ambiental que é um dos objetivos do ecoturismo.
A secretária da Setur, Tânia Cogo, comentou que o desenvolvimento do turismo em Passo Fundo é possível, mas para isso é necessário a união entre poder público, entidades e iniciativa privada.
“Se trabalharmos sozinhos não conseguiremos atingir os objetivos. Precisamos desenvolver o turismo para gerar emprego e renda, e também melhorar a qualidade de vida, como no caso do ecoturismo. A Setur será parceira de qualquer iniciativa que seja viável”, afirma a secretária. Tânia Cogo lembra que o projeto “Passo Fundo debate Turismo” segue em andamento e é preparatório ao II Fórum de Municipalização do Turismo, que acontece no próximo dia 13 de junho. O próximo painel do projeto será realizado no dia 15 de março e debaterá o turismo religioso no Município e na Região.