Segurança: Centro de Operações do Município

Centro de Operações do Município acompanha imagens de mais de 340 câmeras

Os investimentos da Prefeitura de Passo Fundo em videomonitoramento tem contribuído com o aumento da segurança nas áreas centrais e nos bairros. Hoje, o Município possui o próprio Centro de Operações e realiza o acompanhamento em tempo integral de imagens captadas por 343 câmeras.

O secretário de Segurança, João Darci Gonçalves, destaca que todas as imagens obtidas ficam armazenadas e à disposição dos órgãos de segurança. “Com as câmeras e o Centro de Operações do Município, podemos demandar imagens de diversos pontos durante 24 horas. Oportunizamos, assim, um farto material aos órgãos policiais e à justiça para a análise de fatos que ocorrem no perímetro das imagens recebidas no sistema”, avalia.

São 217 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, cujas imagens são recebidas pela Central de Videomonitoramento da Brigada Militar e espelhadas no Centro de Operações do Município. Conforme Gonçalves, esses dispositivos possuem tecnologia avançada. “São 69 câmeras PTZ, que fornecem cobertura de áreas amplas, 142 câmeras fixas e 06 câmeras OCR, com leitor óptico de caracteres. Desse número, o Município adquiriu e/ou locou 37 câmeras PTZ, 66 Fixas e 06 OCR, totalizando 109 equipamentos”, menciona.

Ainda, a Prefeitura tem trabalhado para levar mais segurança aos bairros por meio da instalação de câmeras em todas as escolas municipais e nos espaços públicos revitalizados pelo programa Viva a Praça. “Hoje já temos 60 das 72 escolas prontas, com as imagens chegando no Centro de Operações. Considerando que são duas câmeras por escolas, podemos afirmar que já foram instaladas 120 câmeras nas escolas. Ainda, estamos com as três praças já inauguradas com duas câmeras cada, somando mais 06 câmeras”, enumera.

Gonçalves reafirma a importância dos investimentos para a comunidade. “Sabemos que possuímos regiões da cidade que necessitam de um cuidado maior devido às suas peculiaridades. Portanto, essas ferramenta trará mais tranquilidade, uma vez que pode ser utilizada de forma preventiva e investigativa”, enfatiza.

FOTO: MICHEL SANDERI