Prefeitura instala novo dispositivo de segurança para as escolas

Um aplicativo poderá ser utilizado pelas instituições municipais para acionar forças de Segurança de forma imediata. No mesmo dia de anúncio do recurso, escolas da rede municipal promoveram ações que celebram uma cultura de paz

Ampliando as ações voltadas à segurança nas escolas da rede municipal, a Prefeitura de Passo Fundo está instalando um dispositivo que deverá ser utilizado em casos de emergência para o acionamento de forças de Segurança. A direção de cada instituição terá acesso a um aplicativo de celular com um botão de pânico. Ao utilizar o recurso, enviará uma notificação imediata para o Centro de Operações do Município e a empresa terceirizada responsável pelo sistema de alarme para que haja o contato com a Brigada Militar.

O prefeito Pedro Almeida afirma que esta é mais uma medida implementada pelo Município dentro do programa Escola + Segura. “Desde o ano passado, executamos ações que qualificam a segurança nas escolas da rede municipal. Fizemos a instalação de câmeras nas 72 instituições, cujas imagens são transmitidas em tempo real para o Centro de Operações do Município, reinstalamos o sistema de alarme e, agora, teremos um novo recurso com o botão de pânico. Além disso, as nossas escolas estão fazendo um amplo trabalho sobre a cultura de paz com as comunidades”, menciona.

Em um treinamento realizado nesta quinta-feira (20) com diretores de escolas de Educação Infantil, o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, informou que o aplicativo será instalado no celular do diretor e coordenador de cada escola e poderá ser utilizado quando eles verificarem uma situação que coloque em risco a escola. “Até a próxima semana, todas as escolas estarão habilitadas com a ferramenta. Destacamos que não temos histórico de situações graves e que as forças de segurança do município nos tranquilizam sobre a situação de Passo Fundo. Esperamos que o botão nunca seja usado, mas ele está disponível caso seja necessário”, disse.

Conforme o secretário de Segurança, João Darci Gonçalves, as escolas municipais receberam importantes investimentos e estão equipadas com recursos de Segurança.“Os acontecimentos nacionais trouxeram preocupação, mas não registramos nenhuma situação semelhante no município e na região. Esse representa mais um mecanismo para dar tranquilidade às famílias”, pontuou.

Ainda de acordo com Gonçalves, o número de ocorrências envolvendo as escolas municipais caiu em mais de 90% após a instalação das câmeras de videomonitoramento no ano passado. “As imagens são monitoradas durante 24 horas pelo Centro de Operações do Município. Na maioria das instituições, nós não tivemos mais nenhum problema”, salientou, indicando que, dentro do programa Escola + Segura, serão instaladas mais duas câmeras inteligentes por escola, totalizando 280 equipamentos.

Dia que marcou a paz nas escolas

Na contramão de boatos espalhados sobre este dia 20 de abril, escolas da rede municipal promoveram ações para celebrar a paz. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Etelvina Rocha Duro, no Bairro Parque Farroupilha, organizou uma corrente do bem com os estudantes, durante o período de entrada tanto no turno da manhã quanto na tarde. Professores e equipe diretiva receberam os alunos com um abraço e, no pátio, deram as mãos para um momento de reflexão.

A coordenadora pedagógica da instituição, Elisângela Stocco, contou que a iniciativa ajudou a tranquilizar e unir as famílias com gestos de afeto. “É um momento que surgiu com o que a escola começou a viver em decorrência do medo dos pais. Muitos alunos disseram que não viriam neste dia 20, então, nós propomos uma ação pela paz, que envolveu os estudantes, professores e pais para que a comunidade mude o sentimento. Queremos dizer a todos que o bem tem mais força”, relatou.