Prefeitura e PRF assinam Termo de Cooperação para o compartilhamento de informações

A medida fortalecerá a atuação do Município e do órgão, impactando diretamente em mais segurança para a população

Nesta quarta-feira (23), a Prefeitura de Passo Fundo e a Polícia Rodoviária Federal assinaram um Termo de Cooperação que possibilitará o compartilhamento de plataformas digitais e a troca de informações. A medida ampliará a atuação do Município e do órgão, impactando diretamente em mais segurança para a população.

O prefeito, Pedro Almeida, salientou que o governo municipal tem feito grandes investimentos em tecnologia a fim de trazer resultados à comunidade em todas as áreas, o que também interfere na Segurança Pública. “Temos uma gestão que é voltada à tecnologia e que tem proporcionado a modernização de processos com 100 serviços digitais. Essa parceria vem em boa hora para facilitar a atuação tanto da PRF quanto das equipes da Segurança Pública Municipal”, enfatizou.

O secretário municipal de Segurança, João Darci Gonçalves, explicou como essa integração fortalecerá o trabalho do setor. “Utilizar uma plataforma da PRF para fazer registros de ocorrência de trânsito, e esses dados serão compartilhados com o órgão. Em contrapartida, a PRF poderá acessar nossos equipamentos de videomonitoramento, especialmente, as câmeras OCR, que permitem a leitura de placas de veículos e que identificam veículos furtados, roubados ou que possuem algum outro problema e são solicitados judicialmente”, considerou.

Tendo em vista como as ferramentas poderão ser utilizadas, o superintendente da Polícia Federal, Luís Carlos Reischak Júnior, avaliou que a cooperação traz resultados para a região. “Passo Fundo tem a maior delegacia da PRF no Estado. É difícil vermos uma sinergia tão grande como essa da região, e os resultados disso são representativos com ações que beneficiam a população”, acrescentou.

Ele também lembrou de uma conquista importante que será efetivada para a PRF de Passo Fundo e que teve a participação da Prefeitura: a reestruturação da delegacia. “A PRF existe há 94 anos, mas somente com a constituição de 88 adquiriu independência. E, neste processo, contamos com a ajuda dos municípios para que tivéssemos condições para operar. Também, recebemos recentemente a confirmação de R$ 4 milhões em recursos federais para a reestruturação da unidade, um investimento muito importante para a região cujo projeto teve apoio do Município”, disse.

Conforme o prefeito, o Município está ao lado das iniciativas que contribuem com os avanços nos serviços que envolvem a cidade e a comunidade. “A PRF está próxima da Prefeitura e dos passo-fundenses. Por isso, fomentamos essa parceria”, afirmou.

Acompanharam o ato o secretário adjunto de Segurança, Ruberson Stieven e o chefe de gabinete, Fernando Carlos Bica. Ainda, a chefe de Gabinete e assessora parlamentar, Fernanda Sá, o Chefe de Serviço de Operações da PRF/RS, André Benedetti, o superintendente Executivo da PRF/RS, Émerson Roberto Muniz, o chefe da Delegacia de Passo Fundo, Fabrício Moises Ziani, o chefe substituto da Delegacia, Rodrigo Garcia Calegari, e o chefe do NPF, Lúcio José Finkler Júnior.

Fotos: Michel Sanderi