Prefeitura escuta demandas da Associação dos Taxistas de Passo Fundo

Entre as solicitações, a categoria pede por mais rigor na fiscalização dos transportes clandestinos e reforços na demarcação das vagas de estacionamento para táxis

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (24), a Associação dos Taxistas de Passo Fundo e apresentou demandas da categoria à Prefeitura. Entre os pedidos, estão a fiscalização de transportes clandestinos e reforços na demarcação dos estacionamentos exclusivos para táxis.

O prefeito, Pedro Almeida, considerou que o Município está aberto para ouvir e trazer soluções aos setores dentro de suas competências. “Acolhemos as reivindicações dos taxistas e avaliamos o que o Município pode fazer para contribuir. Foram feitos apontamentos pertinentes e que têm atenção da Prefeitura”, declarou.

Para o presidente da Associação dos Taxistas, Jair Embarach, hoje, uma das interferências que a categoria enfrenta é a atuação de transportes clandestinos que utilizam sinalizadores luminosos. Por esse ser um dispositivo irregular, ele solicita rigor do Município na fiscalização. “Não somos contrários às empresas de aplicativos, porque as mudanças estão aí e as pessoas podem escolher. Somos contrários à clandestinidade de transportes que utilizam a identificação visual e não são chamados pelas plataformas, não garantindo segurança aos usuários”, defendeu.

De acordo com o secretário adjunto de Segurança, Ruberson Stieven, essa demanda apontada pela categoria já é alvo de ações da pasta e deverá ser intensificada. “O luminoso é um dispositivo irregular e proibido, que os transportes estão usando para chamar os clientes. Efetuamos várias multas dentro da cidade e temos o apoio da Polícia Rodoviária Federal para a abordagem nas rodovias”, afirmou.

Além de mais rigorosidade na fiscalização do luminoso, a categoria pediu reforços na sinalização que demarca as vagas de estacionamento reservadas aos táxis. “Muitas vezes, os taxistas não conseguem estacionar porque há outros veículos estacionados nos pontos”, considerou Jair.

Stieven certificou que a Secretaria de Segurança poderá executar a pintura das vagas nas vias a fim de estabelecer mais visibilidade ao estacionamento exclusivo para táxis. Para isso, a Associação deverá encaminhar um ofício relacionando os pontos que necessitam dessa intervenção. “Em alguns locais, já realizamos a pintura na via, chamando a atenção para a palavra ‘táxi’. Poderemos implementar essa mesma medida em outros pontos”, salientou.

Foto: Michel Sanderi