Em Fórum de Segurança, Prefeitura anuncia a criação de Escola Pública de Trânsito

Encontro reuniu representantes dos órgãos de segurança pública e autoridades municipais nesta segunda-feira (17) e contou com a apresentação de iniciativas que buscam fortalecer os dois temas

A Prefeitura de Passo Fundo realizou, nesta segunda-feira (17), o primeiro Fórum de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, reunindo órgãos e autoridades municipais em um amplo debate sobre o cenário local com foco na construção de políticas públicas que visam fortalecer os dois temas. Durante o encontro, o prefeito Pedro Almeida lançou a Escola Pública de Trânsito, uma iniciativa que será implementada ainda neste ano para levar a educação sobre o trânsito para a formação dos alunos.

De acordo com o prefeito, o objetivo de trabalhar o trânsito na educação das crianças e adolescentes é contribuir com a consolidação de uma cultura de trânsito seguro. “Não há outro caminho para fazermos um trânsito mais seguro senão o de estabelecermos uma nova cultura com a educação. Temos a certeza de que uma escola do trânsito vai nos ajudar a melhorar a mobilidade urbana e o respeito entre todos os agentes envolvidos”, afirma.

O prédio em que ficará a Escola pública do Trânsito será construído no Bairro Cohab II, nas proximidades da Escola Olga Caetano Dias – Escola dos Autistas. Conforme o secretário de Segurança, João Darci Gonçalves, a unidade abrigará projetos já realizados pelo Núcleo de Educação para o Trânsito e terá uma estrutura de contêineres adequada para o desenvolvimento de atividades interativas com as crianças. “Teremos salas de aula e, além disso, um espaço para simulação do trânsito: uma pista com sinalização, semaforização, faixas de pedestres e demais elementos que estão inseridos em uma via real. Vamos adquirir carrinhos elétricos pequenos para essas ações de instrução”, explicou.

A Educação para o Trânsito será concentrada nesta escola, mantendo o foco em mobilizar a população acerca da conscientização sobre uma cultura de trânsito seguro. No entanto, não extinguirá ações realizadas em outros espaços. “Embora as atividades passem a estar dimensionadas na Escolas Pública de Trânsito, vamos continuar levando palestras a empresas e escolas que não possam se dirigir até o local”, enfatizou Gonçalves.

A Escola Pública de Trânsito é um projeto inovador que sucede a Escola Pública de Música. Para o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, esses são locais que promovem a Educação para além das salas de aula. “Criar uma escola pública do trânsito potencializa as ações já em andamento e também ajuda a articular outros agentes e a conjuga forças. Ela criará um espaço para conectar quem pode ensinar com quem quer e precisa aprender”, destacou.

Fórum de Segurança Pública
Com um debate coletivo e participação, a Prefeitura busca consolidar melhorias em diversas áreas. O Fórum da Segurança Pública e Mobilidade Urbana reuniu órgãos e autoridades municipais em um espaço de troca de ideias e sugestões. “É importante dialogarmos com os profissionais e órgãos que fazem a Segurança para que, além da avaliação do cenário local, possamos identificar quais são as questões que demandam um trabalho conjunto”, considerou o prefeito, lembrando que, na última semana, também foi realizado o Fórum do Meio Ambiente.

O secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, reforçou que os temas discutidos no Fórum são pautas constantes da Secretaria. “A atualidade destes temas fortalece a importância do Fórum promovido pela Administração. Foi uma oportunidade de ampliarmos o debate com vários setores da sociedade, buscando sempre garantir serviços e políticas públicas que melhorem a cidade e o dia a dia dos passo-fundenses”, observou.

Escola + Segura
Um dos painéis foi direcionado a debates sobre a segurança nas escolas, tendo em vista os últimos acontecimentos nacionais referentes a esta pauta. O Município reiterou o compromisso de implementar ações que reforcem a segurança das instituições para alunos, professores, demais trabalhadores e comunidades, desdobrando o programa Escola + Segura, apresentado na última semana e que conta com sete frentes iniciais.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira elencou as medidas já adotadas e/ou previstas. “Estamos atuando em diversas frentes para ampliar a segurança dos alunos, professores, servidores e famílias. O Município instalou câmeras nas 72 instituições, fez uma atualização do sistema de alarme e está efetuando o cercamento das escolas. Também intensificará o projeto antibullying e a conscientização da comunidade escolar sobre a prevenção da violência. Além disso, estuda a contratação de uma guarda escolar terceirizada”, elenca o secretário.

As câmeras de videomonitoramento, que deverão ter o número dobrado nos próximos meses, impactaram em uma redução significativa de ocorrências registradas nas escolas, conforme o secretário de Segurança, João Darci Gonçalves. As imagens são monitoradas pelo Centro de Operações do Município e conectadas com a Brigada Militar. “Ficamos 24 horas monitorando essas câmeras. Todo e qualquer problema que surge de ordem policial é encaminhado à Brigada Militar, que sempre tem uma viatura na redondeza. As ocorrências diminuíram em mais de 90% somente com a colocação dos equipamentos. Pretendemos dobrar o número de câmeras instaladas”, avaliou.

Nos próximos dias, será realizada uma reunião extraordinária do Fórum Municipal da Educação, uma oportunidade para que os órgãos, entidades e escolas de Passo Fundo, públicas e privadas, articulem soluções de maneira integrada acerca da segurança, partindo de uma premissa de território. “Será um momento para discutirmos o histórico e medidas, aproximando os agentes da Educação e planejando do que vem pela frente com um plano de ações para a segurança nas escolas no âmbito do programa Escola + Segura ”, pontuou Adriano.