Passo Fundo na Semana Nacional de Trânsito

Em 2019 o tema da semana é “No trânsito, o sentido é a vida”

A Semana Nacional de Trânsito ocorre anualmente de 18 a 25 de setembro, sendo criada pela lei 9.503/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, e tem como objetivo que os órgãos de trânsito e sociedade civil em geral promovam ações de educação e sensibilização em prol de um trânsito mais seguro para todos. No município, a abertura aconteceu nesta quarta-feira (18), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp.

A abertura contou com a equipe do Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança Pública e parceiros como UPF, Sest/Senat, Polícia Rodoviária Federal, Apace, Agenda 21, Rádio Uirapuru, Coleurb e os CFCs Autotec, Janaína e Planalto.

Em 2019 o tema da semana é “No trânsito, o sentido é a vida”. “Em Passo Fundo, todos os anos realizamos uma agenda coletiva na Semana Nacional de Trânsito, em que a Secretaria de Segurança Pública, junto com os Multiplicadores da Educação para o Trânsito, realizam ações de educação e sensibilização em busca de um trânsito mais seguro”, disse o agente de trânsito, Emerson Drebes.

Programação:

24 de setembro – terça-feira
- Escolinha de Trânsito Móvel
Serão realizadas atividades com alunos de escolas municipais agendadas anteriormente, onde os alunos andarão de bicicletas e motocas elétricas aprendendo regras de trânsito e comportamentos seguros no trânsito.
Local: Bella Città Shopping | Horário: 14h às 16h30min

25 de setembro
- Dia da Mobilização – Passo Fundo em Defesa pelo Trânsito Seguro
Ações de sensibilização e educação para o trânsito serão realizadas simultaneamente por diversas instituições como escolas, empresas, CFCs, entre outras instituições, em diversos lugares da cidade, chamando a atenção das pessoas sobre os perigos do trânsito.
Local: espaços da cidade | Horário: tarde

- Dia Nacional do Trânsito
O principal objetivo desta data é o desenvolvimento de ações de sensibilização sobre a educação e segurança no trânsito, Nesta data, acontecerá a ação com o nome Já Volto, em que serão colocadas quatro cadeiras de rodas, cada uma com uma mensagem, no estacionamento rotativo do canteiro central da rua General Neto, entre as ruas Independência e Morom, para chamar a atenção das pessoas que passam pelo local. A campanha busca sensibilizar os condutores para a importâncias de respeitarem as vagas de deficientes, pois as vagas estão em locais estratégicos para dar melhores condições para as pessoas com deficiências estacionarem seus veículos.
Local: estacionamento rotativo do canteiro central da rua General Neto | Horário: das 13h30min às 16h

(Fotos: Divulgação)

Atualizado em 18 de setembro de 2019.