Encontro com contadores teve como tema um reforço na divulgação da campanha Transforme o seu Leão em um Leãozinho
A Prefeitura promoveu nesta sexta-feira (19), um encontro com contadores do município para incentivar a divulgação da destinação de percentual do Imposto de Renda, para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdica).
Os contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, podem fazer a opção por doar parte do Imposto de Renda para o Fumdica, gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Através da campanha Transforme seu Leão em um Leãozinho é possível que os contribuintes façam destinações anuais das parcelas em percentuais que vão de 1% e 6% do imposto devido.
De acordo com o prefeito Pedro Almeida, esta doação não causa prejuízo ao doador e beneficia as crianças atendidas pelas entidades do município. “Estes recursos arrecadados têm a finalidade de financiar projetos desenvolvidos por entidades que atendem crianças e adolescentes das 17 entidades beneficiadas. os contribuintes podem, até o dia 30 de maio, que é o prazo, para a entrega da declaração desse período, optar pela destinação”, frisa o prefeito.
Conforme o secretário de Cidadania e Assistência Social, Rafael Bortoluzzi, o momento foi oportuno para incentivar contadores e empresários a se engajarem na campanha Transforme o seu Leão em um Leãozinho. “Todos que precisam pagar o Imposto de Renda no modo completo, têm a possibilidade de destinar um percentual para o Comdica. De todas as declarações que já foram entregues, em torno de 20 mil este ano, mais de sete mil tinham a possibilidade, eram declarações na modalidade completa e dessas, apenas 27 pessoas se dispuseram a fazer essa destinação através da doação da antecipação de percentual. Queremos ampliar este número”, relata Bortoluzzi.
Para o presidente do Comdica, Carlos Alberto de Oliveira, graças a destinação do IR, muitos projetos conseguem atender melhor ainda seus beneficiários. “Todo o recurso que fica em Passo Fundo é muito bem aplicado nas entidades, que têm de apresentar uma prestação de contas comprovando onde foi destinado esses recursos. Esta é uma maneira do contribuinte saber onde está sendo gasto o seu imposto de renda”, aponta Oliveira.
Para saber como fazer essa destinação, a Receita Federal disponibiliza um guia para orientar o cidadão sobre a doação de recursos na Declaração de Imposto de Renda. Outra forma de obter essas informações é entrando em contato com o Comdica, com a Delegacia da Receita Federal ou ainda com contadores e contabilistas.
Quem pode fazer a doação
Pessoas jurídicas: tributadas com base no lucro real, podem ser integralmente deduzidos na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIRPJ) os valores destinados ao Fumdica até o limite de 1% do imposto devido apurado.
Pessoas físicas: que apresentem Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda pelo modelo completo. Dessa forma é possível destinar até 6% do imposto devido.
Como fazer: até o último dia útil do ano, as doações devem ser realizadas através de depósito identificado (nome, CPF ou CNPJ) nas contas bancárias do Fumdica, através do CNPJ nº 17.831.372/0001-62, ou usando a opção Imprimir Guia Aqui para emissão de guia de pagamento.
Foto: Zaqueu Finger