Destinação do Imposto de Renda

Prefeito incentiva ampliação da destinação do Imposto de Renda para projetos socioassistenciais

Com a declaração do Imposto de Renda e a dedução de valores ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMDICA), a comunidade viabilizou R$ 1,2 milhão e ajudou 17 entidades socioassistenciais de Passo Fundo em 2021. Nesta quinta-feira (23), o prefeito Pedro Almeida, apresentou os números e a campanha de arrecadações feitas neste ano, buscando também sensibilizar para a ampliação dos valores destinados em 2022. “Esta é uma ação importante, que garante a promoção de atividades educativas, assistenciais, sociais e esportivas que tem a função de inserir as crianças e os adolescentes em iniciativas de inclusão social”, argumentou o prefeito. Conforme Pedro, a soma de esforços é fundamental para garantir que mais pessoas físicas e jurídicas destinem seu Imposto de Renda com esta finalidade. Durante a reunião, que contou com a presença do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Passo Fundo e Região, Nazareno Domingos; e de contadores representando diferentes escritórios de contabilidade do município, o prefeito também convidou o Leãozinho, o mascote criado pela Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (COMDICA), para divulgar a proposta. “Em 2022, queremos tornar o Leãozinho uma presença constante em todos os eventos públicos. É importante que as pessoas conheçam essa campanha, se informem sobre os benefícios de destinar o Imposto de Renda e também possam saber em quais programas estão sendo aplicados os recursos”, observou ele. O prefeito comentou ainda que é preciso estimular que mais pessoas físicas e jurídicas se somem à campanha de destinação do Imposto de Renda, uma vez que Passo Fundo tem capacidade de arrecadar cerca de R$ 14 milhões por ano com este Imposto. “Neste ano nossa arrecadação foi de R$ 1,2 milhão. Podemos ir muito além disso, assegurando que mais entidades sejam contempladas, resultando em mais crianças e adolescentes beneficiados”, apontou. Para o presidente do COMDICA, Carlos Alberto de Oliveira, este apoio institucional da Prefeitura e a parceria construída com o Sindicontábil e com os contadores é essencial. “É somente desta forma que vamos conseguir sensibilizar e demonstrar o quanto a destinação do Imposto de Renda promove uma verdadeira transformação social ao inserir crianças e adolescentes em programas que complementam as atividades escolares”, disse Beto. Repasses de 2021 O valor arrecadado pela dedução do Imposto de Renda de 2020 gerou repasses de R$ 55 mil e R$ 75 mil às entidades. Conforme o secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli, elas tiveram projetos aprovados a partir de critérios técnicos definidos em edital pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), validados pela Comissão de Licitações e Contratos (CLC) da Prefeitura. “As entidades beneficiadas atendem às crianças e adolescentes em programas sociais e educativos em diversas regiões da cidade”, explicou o secretário, comentando que, ao todo, mais de mil crianças foram afetadas pelas oficinas e programas promovidos a partir do recebimento destes valores. Para o presidente do Sindicontábil, o incentivo à campanha e o fortalecimento das ações de divulgação dos projetos e entidades contempladas é uma das ferramentas para ampliar o número de pessoas dispostas a destinarem seu Imposto de Renda com esta finalidade. “O Sindicontábil é parceiro desta iniciativa e vamos estimular o diálogo com os contadores, fazendo com que a mensagem chegue a mais pessoas dispostas a incentivar programas tão importantes para a promoção da cidadania”, defendeu Domingos.
Foto: Michel Sanderi