Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - NFS-e


Pagamento do ISSQN – Imposto Sobre Serviços Qualquer Natureza

1.1- Como faço para efetuar o recolhimento do ISS das NFS-e emitidas?

O recolhimento do ISS das NFS-e deve ser efetuado através da guia de recolhimento (DARM) gerada no portal da NFS-e. A guia de recolhimento pode ser gerada a qualquer momento, após a emissão da NFS-e.

1.2- Como recolher o imposto de uma NFS-e em que sou o responsável tributário?

O recolhimento do ISS para tomadores de serviços, sujeitos à retenção do imposto, ocorre através da emissão da guia de recolhimento (DARM) no aplicativo ‘Guia de Pagamento Tomador’, dentro do portal da NFS-e.

1.3- Como faço para emitir uma guia de recolhimento (DARM)?

A emissão da guia de recolhimento (DARM) deve ocorrer dentro do serviço “;Guia de Pagamento Prestador”; ou “;Guia de Pagamento Tomador”;, dependendo do caso. As orientações para utilização do aplicativo podem ser obtidas no manual do Aplicativo On Line, disponibilizado no site da prefeitura.

1.4- Preciso emitir uma guia de recolhimento (DARM) para cada NFS-e?

Não, a quantidade de NFS-e que pode ser incluída em cada DARM é ilimitada.

1.5- Posso emitir mais que uma guia de recolhimento (DARM) por competência?

Sim, quantidade de DARMs que pode ser emitida é ilimitada.

1.6- Como cancelo uma guia de recolhimento (DARM) gerada?

O cancelamento de uma guia de recolhimento (DARM) deve ser efetuado no aplicativo ISS Eletrônico. Só podem ser canceladas as guias de recolhimento (DARMS) não pagas.

1.7- O que acontece quando cancelo uma guia de recolhimento (DARM)?

Ao cancelar uma guia de recolhimento (DARM) as NFS-e vinculadas a ela ficam novamente disponíveis para geração de nova guia, dentro do respectivo aplicativo.

1.8- Não paguei o imposto no vencimento, como proceder para atualizar a guia de recolhimento (DARM)?

A atualização da guia de recolhimento (DARM) pode ser feita com a emissão de uma 2ª via do respectivo documento, dentro do aplicativo Guia de pagamento específico do prestador ou tomador do serviço, informando a data desejada para pagamento, nesses casos o sistema atualiza os valores automaticamente de acordo com a legislação.