Nesse sábado (04), os usuários receberam orientações em Passo Fundo

A Prefeitura de Passo Fundo promoveu nesse último sábado (04) um dia de orientação gratuita para ampliar a conscientização dos usuários das bicicletas compartilhadas pelas ruas da cidade, ao enfatizar que a bicicleta é um veículo e deve ser considerada um meio de transporte.
A segurança foi o principal foco, com abordagem sobre a necessidade do uso do capacete para ciclismo, o uso adequado da ciclovia e da ciclofaixa, além do trânsito, onde o usuário deve andar no mesmo sentido dos veículos e pela faixa da direita.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Passo Fundo, Raquel Rubio, a ação surgiu a partir do Projeto Amigos do Pedal, que conta com uma parceria entre Poder Público e grupos de ciclistas. A partir das atividades desenvolvidas, o Núcleo de Educação para o Trânsito criou o Projeto Amigos do Pedal – Bicicletas Compartilhadas.
“Com esse novo modal que está em aumento em Passo Fundo, principalmente com as bicicletas compartilhadas oferecidas dentro do Programa Vai de Bici da Prefeitura, notamos a necessidade de uma atitude em relação à conscientização da bicicleta como veículo. Além de orientar toda a população quanto ao uso, como retirar e devolver a bici, estamos trabalhando com o conceito de que a bicicleta é um meio de transporte e por isso é preciso respeitar todas as regras de trânsito e multiplicar a ideia de que todos precisam se respeitar e se colocar no lugar do outro”, explicou Raquel.
Para Rodrigo Scapini, que faz um curso de especialização aos finais de semana, o meio de transporte escolhido para se deslocar é a bicicleta. “As bicicletas compartilhadas oferecem um serviço bem criativo, é uma alternativa de locomoção que ajuda o meio ambiente. Muito legal”, ressaltou.
A manhã fria de sábado também foi a vez do técnico em Mecânica, Felipe Bianchini, e da contabilista, Isabel de Godoy, utilizarem o sistema para lazer. “Uso mais para o lazer, mas é uma iniciativa boa para não andar muito de carro”, afirmou Isabel. A orientação também foi aprovada pela professora Liane Cabral. “Achei muito boa essa orientação, as bicicletas são bastante utilizadas e facilitam os trajetos curtos, seja para passear ou chegar a um lugar mais rápido”, frisou ela.
Em menos de um mês, mais de 7 mil pessoas realizaram o cadastro para o uso das bicicletas compartilhadas. O Projeto Amigos do Pedal – Bicicletas Compartilhadas terá continuidade no município com pontos de encontro estratégicos nas próximas semanas.
Bicicletas compartilhadas
Mais informações sobre o sistema de bicicletas compartilhadas podem ser obtidas pelo telefone (54) 3045-3591 ou na Rua Morom, 1299 – sala 12, no Edifício Beverly Hills. No mesmo local, pode ser feito o cadastramento, mediante CPF, RG e comprovante de residência. O cadastro também pode ser feito pelo site www.pmpf.rs.gov.br.
FOTOS: FABÍOLA HAUCH
