Cadastramento está sendo realizado na Praça do Teixeirinha e pela internet

A iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo que busca incentivar e ampliar o uso da bicicleta na cidade tem atraído o interesse da população. Desde o início do cadastramento, no final de semana, centenas de pessoas já aderiram ao sistema, que está sendo preparado para entrar em funcionamento nos próximos dias.
Quem quiser se habilitar para utilizar gratuitamente uma das bicicletas pode ir até a Praça do Teixeirinha, na Avenida Brasil esquina com Sete de Setembro, e fazer o cadastro presencial junto à estação. Basta apresentar RG, CPF e um comprovante de residência. O cadastramento seguirá sendo feito no local das 9h às 17h. Também é possível se cadastrar via internet, acessando www.pmpf.rs.gov.br e clicando no destaque Passo Fundo Vai de Bici. Eventuais problemas podem ser informados pelo e-mail: pfvaidebici@mobhis.com.br.
Conforme o secretário de Esportes, Gilberto Bellaver, é grande o número de pessoas que têm buscado informações sobre as bicicletas compartilhadas e se cadastrado. Ele explica que o cadastramento seguirá aberto mesmo após a inauguração do sistema, podendo sempre ser feito pela internet ou de forma presencial.
As bicicletas compartilhadas fazem parte do programa Passo Fundo Vai de Bici, da administração municipal, que envolve a ciclovia e diversas ações e eventos relacionados ao uso da bicicleta na cidade.
Passo a passo para utilizar o sistema
1º passo: após efetivado o cadastro pela internet ou de forma presencial, o usuário estará habilitado a utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas – o seu login será o número do CPF e a senha será a escolhida no cadastro.
2º passo: chegando na estação de bicicleta mais próxima, o usuário deverá digitar no painel o CPF e a senha e proceder para a liberação da bicicleta. O horário de funcionamento do sistema será das 6h até as 22h para a retirada das bicis.
3º passo: já com a bicicleta, o usuário poderá iniciar o seu percurso, podendo utilizar gratuitamente durante o período de 2h seguidas. Caso queira utilizar a bicicleta por mais tempo, deverá devolver o equipamento na estação mais próxima e esperar pelo menos 15 minutos para fazer nova retirada, também de forma gratuita.
4º passo: para devolver a bicicleta, basta escolher qualquer uma das estações que tiver uma vaga livre. O sistema para devolução do equipamento estará disponível 24 horas e avisará quando a bicicleta estiver completamente travada.
FOTO: ALEX BORGMANN