Escola Pública de Esportes atende dezenas de crianças com modalidades gratuitas em Passo Fundo

Inaugurada em 2023 pela Prefeitura, a Escola Pública de Esportes já se consolidou como um projeto de inclusão, incentivo à prática esportiva e desenvolvimento social. Atualmente, dezenas de crianças e adolescentes participam […]

Inaugurada em 2023 pela Prefeitura, a Escola Pública de Esportes já se consolidou como um projeto de inclusão, incentivo à prática esportiva e desenvolvimento social. Atualmente, dezenas de crianças e adolescentes participam das atividades oferecidas de forma gratuita, em diferentes regiões da cidade.

Coordenada por meio das Secretarias de Esportes e Educação, a iniciativa oportuniza a prática de quatro modalidades: vôlei, futsal, basquete e atletismo. As atividades são realizadas em escolas da rede municipal — EMEFs Daniel Dipp, Professora Helena Salton, Guaraci Barroso Marinho, Adolfo Camargo e Santo Agostinho — além do Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango.

Conforme o secretário de Esportes, Gilberto Bellaver, o objetivo é ampliar o acesso ao esporte de forma organizada e orientada. “Atualmente são dezenas de crianças e adolescentes que frequentam as atividades da Escola Pública de Esportes, onde praticam as modalidades com o acompanhamento de professores especializados. É uma ação que promove saúde, disciplina e integração entre os participantes”, destaca Bellaver.

O professor de vôlei, Airton Almeida, reforça a importância da parceria entre a Prefeitura e as escolas. "Eu comecei a trabalhar na oficina do esporte no ano passado. É um projeto maravilhoso, que a prefeitura lidera, investe, e com essa parceria com as escolas está sendo maravilhoso. Eu trabalho com voleibol há mais de 40 anos. E o voleibol hoje é uma modalidade esportiva que mais cresce no Brasil e no mundo. Então, o trabalho nas escolas e pela essa infraestrutura que a prefeitura disponibiliza na escola, com um ginásio maravilhoso, então a gente tem obrigação de fazer um trabalho de qualidade", declara o professor.

A aluna do Nono ano da escola Adolfo Camargo, Kauane Primório, conta sua experiência no vôlei. "O vôlei era um esporte que eu antigamente não gostava, sempre fui mais do futebol. Então, eu resolvi experimentar pra ver se me adaptaria. Aí eu comecei a frequentar as aulas, o professor foi bem atencioso com todos os alunos, conversou bastante, ensinou bem. Hoje em dia eu gosto de jogar vôlei e não jogo apenas aqui na escola, e sim em outros lugares", conta a aluna.

As atividades são desenvolvidas no turno inverso ao escolar, permitindo que crianças de todas as escolas e bairros da cidade possam participar, com horários pré-definidos para cada modalidade. Para ingressar no projeto, é necessário preencher uma ficha de inscrição nas escolas participantes e apresentar autorização dos pais ou responsáveis. “A Escola Pública de Esportes reforça o compromisso da Prefeitura com o bem-estar e o futuro das novas gerações, utilizando o esporte como ferramenta de transformação social e construção de cidadania”, aponta o secretário.

Programação das modalidades por escola

EMEF Professora Helena Salton:
Segundas-feiras (tarde) – Basquetebol, Futsal e Atletismo
Terças-feiras (tarde) – Vôlei

EMEF Guaraci Barroso Marinho:
Sextas-feiras (tarde) – Futsal e Atletismo

EMEF Adolfo Camargo:
Terças e sextas-feiras (manhã) – Vôlei

EMEF Santo Agostinho:
Quintas-feiras (tarde) – Vôlei