Tradicionalistas acendem chama permanente no marco da Batalha do Pulador

Tradicionalistas acendem chama permanente no marco da Batalha do Pulador

Os Festejos Farroupilhas de 2013 tiveram mais um momento de celebração durante a noite de quinta-feira, 12, com o acendimento da Chama Crioula nos campos do Pulador. O ato buscou reviver a memória dos mais de 1.200 homens que perderam a vida em um dos combates mais sangrentos da história do Brasil, durante a Revolução Federalista, iniciada em 1894.

Segundo Jabs Paim Bandeira, idealizador e criador da Encenação da Batalha do Pulador, a chama servirá para eternizar o momento épico da Batalha. “Esta centelha continuará acesa permanentemente, assim como é vivo o ideal de servir à pátria e à causa dos gaúchos”, disse.

Agora, tradicionalistas de todo o Estado, poderão buscar uma fagulha da chama e levá-la para sua localidade, para que possa integrar as comemorações Farroupilhas.

Conforme Gilda Galeazzi, coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, a centelha ficará acendida, permanente, no marco da Batalha do Pulador. “Queremos atrair os municípios vizinhos para nossa cidade para, a partir daqui, realizar as atividades tradicionalistas e, também, incrementar o turismo e preservar as tradições e costumes”, afirmou.

No mesmo dia, tradicionalistas integrantes da associação Cultural e Campeira Amigos do Arreio da cidade de Caseiros chegaram até o local para buscar a centelha da chama Crioula, dando início para a VIII Cavalgada Farroupilha do Município de Caseiros. Neste ano, a atividade busca realizar um resgate dos 120 anos do Combate do Mato Português.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 13 de setembro de 2013.