A obra em parceria com o IHPF traz os principais fatos históricos que contribuíram para o desenvolvimento do município

A Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o Instituto Histórico de Passo Fundo, lançou nesta segunda-feira (18) o livro "Passo Fundo, uma Trajetória de Desenvolvimento". A obra, idealizada em 2022, quando Passo Fundo completou 165 anos de emancipação político-administrativa, foi uma provocação feita pelo prefeito Pedro Almeida para que fosse produzido um resgate histórico do Município.
Ao longo de 200 páginas, o livro traz fatos sobre administração e governança, Passo Fundo e seu território, os principais pontos da cidade, os povos originários e as múltiplas identidades, a sinergia econômica, temas como educação, cultura e esporte. Aborda, ainda, questões relacionadas à saúde e bem-estar, presente e futuro da cidade.
“Estabelecer esta conexão entre o passado, o presente e o futuro talvez seja um dos maiores e mais audaciosos, diga-se de passagem, objetivo deste livro, produzido em uma parceria frutífera entre a Prefeitura de Passo Fundo e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF). O município é muito mais do que suas fronteiras geográficas e seus indicadores numéricos. Aqui é onde as pessoas vivem e constroem suas vidas, firmam seus vínculos, ampliam e aprofundam suas relações sociais. Por isso, esta obra também se ocupa de registrar e enaltecer a pluralidade e a diversidade da nossa querida gente passo-fundense”, exalta o prefeito Pedro Almeida.
A Secretária de Cultura, Miriê Tedesco, ressalta a importância de ter um registro que torne acessível a história de Passo Fundo. “Termos um livro que nos traz a linha do tempo da emancipação até a Passo Fundo que temos hoje é de uma valia extraordinária. Nosso orgulho se amplifica, porque temos uma gestão que enxerga a cultura histórica como necessidade pública e entrega um livro à comunidade e também por podermos contar com a expertise e seriedade da pesquisa do Instituto Histórico de Passo Fundo. O que o município recebe, hoje, é um presente precioso para a nossa e para as futuras gerações”, frisa a secretária.
De acordo os organizadores da publicação, Djiovan Carvalho e Fernando Miranda, o material foi idealizado para servir de referência de narrativas históricas que tornem a história de Passo Fundo acessível. “Esta obra teve a pretensão de reunir textos que dessem conta de apresentar, mesmo que superficialmente, aspectos ligados à constituição do município de Passo Fundo, articulando o presente ao passado. Por óbvio, diversas escolhas tiveram de ser feitas, devido à impossibilidade de apresentar todas as histórias de Passo Fundo em apenas um livro. Dessa forma, agradecemos àqueles que nos deram as bases para a síntese aqui apresentada, autores que se dedicam a narrar o passado de Passo Fundo. Sem eles esta obra não existiria”, ressaltam os organizadores.
A obra traz os principais fatos históricos que contribuíram para o desenvolvimento do município, oferecendo à população, uma maneira de informar-se sobre o local em que vivem, para quem mora em Passo Fundo, ou ainda, saber como a cidade surgiu, para quem está de passagem, além de proporcionar possibilidades de conhecimentos de espaços disponíveis, da história local e de como se deu o pujante crescimento da cidade.