Departamento tradicionalista do Simpasso realiza ronda crioula

Os Festejos Farroupilhas iniciaram oficialmente no dia 17 de agosto com o acendimento da chama crioula no Parque da FENACHIM. A Centelha foi conduzida por 223km, passando por municípios como Venâncio Aires, Vila Deodoro, Boqueirão do Leão, Barros Cassal, Soledade, Ibirapuitã, Nicolau Vergueiro e chegou a Passo Fundo no dia 02 de setembro onde foi recebida em uma solenidade no Parque de Rodeios da Roselândia.
Após o Acampamento Farroupilha que aconteceu nos dia 08 e 09 no Parque de Rodeios, deu-se inicio à programação das Rondas Crioulas que seguem até o dia 20 de setembro. Hoje a sede para o Café de Chaleira foi o Departamento Tradicionalista do Simpasso e contou com autoridades, tradicionalistas de diferentes entidades e simpatizantes.
Segundo o prefeito Airton Dipp, estar no Simpasso para os Festejos Farroupilhas em meio aos servidores municipais é um momento muito especial. “Eu tenho dito em todos estes atos cívicos que cabe aos nosso centros culturais e tradicionalistas efetivar durante os 365 dias o tradicionalismo, a cultura, as práticas campeiras da nossa gente. E nessa Semana Farroupilha todos os riograndenses ficam envolvidos com as tradições gaúchas, despertando cada vez mais em nós, nas nossas famílias, no nosso dia a dia, as convicções que nós temos em relação a este estado da federação que fez a opção de ser brasileiro. A preocupação pelo fortalecimento do tradicionalismo é superada no dia a dia por cada um de nós, pelo trabalho, pelas nossas próprias convicções e por este estado que cada vez cresce mais buscando a igualdade social”, salientou.
O presidente do Simpasso, Marcelo Ebling, falou da importância de lutar pelo que se acredita. “É com estas palavras que nós recebemos a todos vocês aqui nesta casa, nesta grande família que se chama Simpasso, sejam todos muito bem vindos”, declarou.
A Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, relembrou momentos históricos e os principais ideais do Movimento Tradicionalista Gaúcho. “Para uns esta data de hoje pode estar no esquecimento, mas é uma data que, se estamos aqui livres e soberanos é porque em setembro de 1836, há 176 anos, era proclamada a República Riograndense através de Antônio de Souza Neto. Se estamos aqui hoje é porque os nossos antepassados fizeram muito pela história. Estes 14 dias de festejos não são apenas para que a gente contemple a gastronomia e os momentos de lazer, mas para que venhamos com um espírito maior de que realmente aqui nós temos uma cultura diferenciada,” afirmou.
Além do Café de Chaleira, nesta terça-feira o DT Simpasso também é responsável pela mateada, hasteamento e arriamento das bandeiras, almoço, e jantar. Quarta, a entidade que sediará a Ronda Crioula será o GCT Cavaleiros do Mercosul. As atividades iniciam às 7h.[caption id="attachment_2624" align="alignleft" width="360"]
