I Festival Escolar de Cinema

I Festival Escolar de Cinema: 17 curtas concorrem a 9 prêmios a partir de segunda-feira

O Teatro Municipal Múcio de Castro será palco para exibição dos 17 audiovisuais de curta duração selecionados a concorrer no I Festival de Cinema Escolar, uma iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cultura, Faculdade de Artes e Comunicação da UPF e apoio do Sesc, envolvendo alunos do Ensino Médio de quatro escolas da cidade que há mais de 10 anos têm tradição de organizar mostras competitivas internas, como parte do seu processo de aprendizado.

A exibição dos curtas produzidos pelos alunos das Escolas Marista Conceição, Ensino Médio Integrado UPF, Bom Conselho e Tiradentes será realizada a partir das 19h30min dos dias 28 e 29 de outubro. Na quarta-feira, dia 30 de Outubro, a Comissão Avaliadora divulgará os 5 audiovisuais de curta duração indicados em cada categoria e que vão concorrer aos prêmios de melhor filme, direção, ator, atriz, sonoplastia, direção de arte, fotografia, pôster e roteiro. O anúncio dos vencedores será na noite do dia 31 de Outubro, quinta-feira, também no Teatro Municipal Múcio de Castro, a partir das 19h30min.

 Para o Secretário de Cultura, Henrique Fonseca, será uma noite com cara de Oscar, com tapete vermelho, produção fotográfica e todo um clima de suspense e de valorização dos alunos que a cada ano produzem uma quantidade incrível de vídeos, principalmente nas disciplinas de Literatura. “Queremos estimular a produção cinematográfica de cunho educativo e cultural valorizando a escola, os professores e, claro, uma motivação ainda maior através deste festival para fazer com que os alunos se apropriem de uma linguagem cada vez mais inserida na rotina dos processos de aprendizado”, afirmou.   

O professor do curso de Jornalismo e coordenador do Projeto de Extensão Ponto de Cinema da UPF, Fábio Rockenbach, aposta no sucesso do formato e, sobretudo, na importância da metodologia. “Produzir os curtas vai além de ampliar a visão sobre a obra literária. Ao aprenderem sobre o audiovisual, os alunos abrem os olhos para uma linguagem que cerca o dia a dia deles e que eles não estavam acostumados a ver com atenção. É importante também por mostrar que tanto quanto saber ler o texto é importante entender a mensagem da imagem e do som, que afeta eles todos os dias”, observou.

    Os vencedores em cada categoria receberão o prêmio Vasco Prado, oferecido pela coordenação das Jornadas Literárias da UPF. Os curtas selecionados para o I Festival de Cinema Escolas tiveram orientação de professores com tempo mínimo de 5 minutos e máximo de 20 minutos.  

    Paralelo ao Festival, o Sesc realiza também o projeto Cineacessível, com a exibição de filmes que proporcionam acessibilidade plena com recursos de legenda, libras e descrição com “O Menino e o Espelho” dia 29 de Outubro, terça-feira às 13h30min e “Belle e Sébastien”, dia 30 de Outubro, quarta-feira às 15h, no Teatro do Sesc.

Confira os horários de exibição

SEGUNDA-FEIRA (28 de outubro)
A partir das 19:30h


UNS BRAÇOS
Direção: Giulia Machado Cittolin e Julia de Melo Carboni

O CANDIDATO
Direção: Breno Ruani

MEU SOLDADO
Direção: Maria Fernanda Guadagnin

O DIÁRIO
Direção: João Pedro Toson e Henrique Rosset Ferreira

A CARTOMANTE
Direção: Arthur Mossna

CEM ANOS DE SOLIDÃO
Direção: Maria Eduarda Broco

A CONFISSÃO DA LEOA
DIREÇÃO: MANUELA HAUPENTHAL

OS GATOS PARDOS DA NOITE
Direção: Luiza Mattos Volpi


TERÇA-FEIRA (29 de outubro)
A partir das 19:30h


CRIME E CASTIGO
Direção: Jênnifer Meneses

O NOIVO
Direção: Gabriel Gustavo Batista

O CASO DA VARA
Direção: Gabriela Perdoná

CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA
Direção: Maria Eduarda Francescato

O HORLA
Direção: Manuela Grumann Bernardon

FLOR RARA
Direção: Mateus Braun

LACUNA
Direção: Luísa Frasson

VIDAS SECAS
Direção: Letícia Bassanese

UM PEDAÇO DE MULHER
Direção: Júlia Flores Duarte

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 24 de outubro de 2019.