Minas Gerais apresenta sua cultura no Festival

O Grupo tem o seu trabalho voltado para a pesquisa das manifestações de grupos folclóricos genuínos

O Grupo Folclórico Banzé, de Minas Gerais, é mais uma presença conformada no Festival Internacional de Folclore. Fundado em 20 de maio de 1968, é uma associação sem fins lucrativos, cuja atuação fundamenta-se na pesquisa, preservação e difusão das tradições culturais e folclóricas de diversas regiões do Brasil e, em especial, do norte de Minas Gerais. Surgiu através do gesto pioneiro da professora de música Maria José Colares, que organizou com seus alunos do Conservatório Lorenzo Fernandes, trabalho de pesquisa de danças e músicas folclóricas, transformando-as em espetáculos.

Através do empenho de seus integrantes e da preocupação em garantir a autenticidade das manifestações, os espetáculos foram ganhando, paulatinamente, ano após ano, repercussão e notoriedade nacional e internacional – o que levou o Grupo Banzé a tornar-se membro do CIOFF, e a ser representante brasileiro em festivais culturais por diversos países, como: Polônia, Croácia, Bélgica, França, Itália, Suíça, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Portugal, Holanda, Iugoslávia, Chile, Argentina, Peru dentre outros.

O Grupo tem o seu trabalho voltado para a pesquisa das manifestações de grupos folclóricos genuínos adaptando determinados elementos do folclore autêntico para tornar as danças possíveis de serem apresentadas em palcos. Trabalha com a harmonização de melodias tradicionais, algumas modificações dos elementos da dança para adequá-las ao seu propósito, adaptação dos elementos nos trajes, alargamento do repertório com outras regiões do País.

Coreógrafos e compositores do Grupo procuram manter na criação de novas danças o respeito aos elementos tradicionais do folclore autêntico. A intenção do grupo é sempre usar elementos do folclore ao tomar em consideração critérios contemporâneos da expressão e da criação, critérios estabelecidos pelo CIOFF. Ao longo dos seus 49 (quarenta e nove) anos de atuação, marcados pelo trabalho voluntário de seus dançarinos, diretores e músicos, o Banzé conservou a mesma filosofia, promovendo a integração artística do povo com o seu folclore e as suas raízes.


Festival Internacional de Folclore
O XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, acontecerá de 17 a 25 de agosto de 2018. É promovido pela Prefeitura de Passo Fundo e AOFFERS – Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul, com as chancelas internacionais do CIOFF, FIDAF E FEBRARP.

(Foto: Divulgação)
(Texto: Festival Internacional de Folclore)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 12 de julho de 2018.