A ideia da Mostra foi apresentar alguns dos principais personagens na história do tradicionalismo

A manhã desta quarta-feira (20), feriado comemorativo à Revolução Farroupilha, foi de desfile da Mostra da Cultura Gaúcha em Passo Fundo. No primeiro momento, o desfile militar deu início às atividades. Em seguida, com o tema “Passo Fundo: 160 anos valorizando seu povo e sua cultura”, seis alas, que representaram Estanislau de Barros Miranda, Joaquim Fagundes dos Reis, Osório Porto, Moacyr da Motta Fortes, Bispo Dom Luiz Felipe de Nadal e Eduardo Müller as entidades tradicionalistas passaram pela Avenida Sete de Setembro.
A ideia da Mostra foi apresentar alguns dos principais personagens na história do tradicionalismo em Passo Fundo, não deixando faltar elementos relativos aos 160 anos de história do município. Para isso, foram escolhidos estes seis personagens e, na homenagem a cada um deles, as entidades perpassaram aspectos históricos desde a origem, emancipação e fatos importantes da história passo-fundense.
A primeira ala, que representou Estanislau de Barros Miranda, o Lalau Miranda, estava sob responsabilidade do GCT Cavaleiros do Mercosul e CTG Lalau Miranda. A segunda ala, apresentando Joaquim Fagundes dos Reis, foi organizada pelo CTG Fagundes dos Reis, DT Industrial e Simpasso. Osório Porto foi o personagem histórico da terceira ala, representada pela Associação de Trovadores Ribeiro da Luz, CTG Osório Porto e CTG União Campeira. Na quarta ala foi a vez de apresentar Moacyr da Motta Fortes, tarefa do CTG Moacyr da Motta Fortes, GCT Cavaleiros do Planalto Médio e CTG Amigos da Tradição. Os responsáveis pela quinta ala, que representou o bispo Dom Luiz Felipe de Nadal, foram o DT Clube Juvenil e o CTG Dom Luiz Felipe de Nadal. A sexta ala, que apresentou Eduardo Müller, esteve sob responsabilidade do CTG Estância Nova, CTG Tropel de Caudilhos e CTG Eduardo Müller
Com a união do desfile e Mostra, este ano não houve concurso e entidades tradicionalistas e grupos de cavaleiros atuaram coletivamente. A criação do roteiro e coordenação esteve a cargo do tradicionalista Airton Tim, com apoio da 7ª Região Tradicionalista e Prefeitura de Passo Fundo.
Música tema
A manhã também foi de apresentação da música tema, especialmente composta e produzida para os festejos farroupilha e em homenagem aos 25 anos de Mostra da Cultura Gaúcha e aos 160 anos de Passo Fundo. Resultado de uma parceria entre Airton Tim, Pedro Almeida e Fabiano Lengler, a música apresentou temas do aniversário de Passo Fundo e da trajetória da Mostra.
(Fotos: João Henrique Pazuch)