Sexta noite do Festival Internacional de Folclore anima grande público

Na noite dessa quarta-feira (20), oito apresentações encantaram a comunidade, que compareceu no Casarão de Cultura, montado junto ao Parque da Gare

As apresentações do XII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo estão sendo marcadas pela grande presença do público. Na noite dessa quarta-feira (20), oito apresentações encantaram a comunidade, que compareceu no Casarão de Cultura, montado junto ao Parque da Gare.

As apresentações tiveram início com a coreografia de abertura. A noite contou com a presença do presidente Mundial do CIOFF, Phillippe Beaussant. “É um prazer estar aqui, ouvia falar muito bem do festival, já bastante popular. Me encanta estar aqui e apreciar a grande celebração pela paz, além de poder ver os grupos que participam e são muito bons”, contou o presidente.

Os mestres de cerimônia comandaram a festa somando-se aos mais de 160 voluntários, que não mediram esforços para que a celebração continue. “Cada grupo tem sua peculiaridade, sua identidade. Que imensa alegria poder conhecer um pouco de cada cultura, é como viajar ao mundo sem sair de casa”, contou a empresária Andrea Bonfante.

Para a alegria do público, a noite contou com a belíssima apresentação do grupo tradicionalista de Passo Fundo, Tebanos do Igaí, que levou ao palco a força e a alegria da dança do Rio Grande do Sul. Em seguida, subiu ao palco o CTG Felipe Portinho, de Marau, com sua invernada juvenil – que renova o envolvimento dos jovens com o tradicionalismo.

Martinica com seus tambores e dança frenética deixou a plateia em êxtase, pela execução eletrizante de suas coreografias desenvolvidas pela Companhia de Dança Pom'Kanel. Após, a Compania Estatal de Danza Costumbrista de Oaxaca, do México, conduziu sua apresentação e abriu espaço para o sapateado marcante da Colômbia.

O Grupo do Nepal levou as danças étnicas vibrantes e centenárias. Os Sarandeiros de Minas Gerais mostraram ao Festival porque são considerado um dos melhores grupos de dança do Brasil. Com uma dança focada na divulgação da cultura nacional, a apresentação traz a imensa diversidade cultural do Brasil.

Encerrando a noite, o grupo Paraflolclórico Frutos do Pará apresentou seu trabalho de resgate utilizando a música e dança folclórica.


Programação 21 de agosto – quinta-feira

Noite:

Coreografia de abertura

CTG Lalau Miranda

África do Sul

Argentina

Guatemala

Martinica

Rio Grande do Norte

Rússia

Programação Paralela

Oficinas de Dança 14h – Bellá Citta

Oficina de Conversação

10h30 Argentina

14h Minas Gerais

15h30 – Cuba

Apresentações Diversas

17h30 Praça Teixeirinha – Pará Amazônia



Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 21 de agosto de 2014.