MAVRS – Música no museu. Grupo de Música Brasileira

MAVRS – Música no museu. Grupo de Música Brasileira

O Choro ou Chorinho é um gênero de música de origem urbana,  cultivado desde as primeiras décadas do século passado em centros como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre. A instrumentação usual consiste em instrumentos de sopro como a flauta, clarinete ou saxofone,  associados a um grupode de cordas constituído, geralmente, por violões, cavaquinho e bandolim.

O Grupo de Música Brasileira, da Faculdade de Artes e Comunicação, foi fundado no ano de 1998, integrando as atividades de Extensão da UPF como um projeto coordenado pelo Prof. Roberto Thiesen. O repertório é constituído por composições de autores gaúchos, algumas inéditas, resultado de pesquisa e transcrições realizadas por participantes do projeto. Entre estes autores destacam-se os nomes de Plauto Cruz e Dante Santoro. Também  é incluída a música de compositores brasileiros como Altamiro Carrilho e Waldir Azevedo. Os músicos que participam atualmente do Grupo de Música Brasileira são:
 
  Rodrigo Ávila – saxofone
  Diego Granza - acordeão      
  Fernando Gattermann – bandolim
  Fabiano Lengler – violão de 7 cordas
  Guilherme Gambetta da Silva - violão de 6 cordas
  Paulo Martins – percussão
  José Ricardo Barboza – percussão
 
REPERTÓRIO PARA APRESENTAÇÃO NO MAVRS EM 27/08/2008
 
  É logo ali (Dante Santoro)
  Chorinho em sexta (Lúcio do Cavaquinho)
  Traça coco (Kim Ribeiro)
  Patriótico (Altamiro Carrilho)
  Camundongo (Waldir Azevedo)
  Aeroporto do Galeão (Altamiro Carrilho)
  Faz-se isto (C. Vilella)
  Engenho e Arte (Plauto Cruz)
  Brasileirinho (Waldir Azevedo)
 
A apresentação acontecerá nesta quarta-feira, dia 27 às 18:30 e a entrada é franca. O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider fica na Avenida Brasil Oeste, 753.  Maiores informações pelo telefone 3316-8183.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 26 de agosto de 2008.