20ᵃ Mostra da Cultura Gaúcha retrata as riquezas de Passo Fundo

História e curiosidades da fauna, flora, água, agricultura, energia, cultura, indústria e comércio tomaram conta da Avenida 7 de setembro neste domingo.

As riquezas do Rio Grande do Sul tomaram conta da Avenida 7 de setembro neste domingo. As 8 entidades que participaram da 20ᵃ Mostra da Cultura Gaúcha mostraram ao público a história e as curisosidades da fauna, flora, água, produção agrícola, produção de energia e cultura riograndense e também retrataram a história das indústrias e do comércio de Passo Fundo, setores que se desenvolveram largamente nos últimos anos.

          O prefeito Airton Dipp explica que a Mostra da Cultura Gaúcha foi lançada pela Prefeitura Municipal há 20 anos para que fosse possível, através de um desfile, resgatar a história do Rio Grande do Sul e levá-la ao público de uma forma visual. “Nesses 20 anos a espectativa é que, além de estar consolidada ela possa atingir um patamar de um evento qualificado, até porque os recursos públicos atingiram as espectavivas das entidades tradicionalistas”, afirmou.

          A Mostra da Cultura Gaúcha é um evento anual promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a 7ᵃ Região Tradicionalista. Cada entidade escolhe um tema relacionado à história do Rio Grande do Sul e elabora um projeto que, se aprovado pela comissão julgadora poderá ser apresentado na avenida usando carros alegóricos, trajes típicos, danças, objetos, usos e costumes da época que se pretende retratar. Em alguns casos o tema pode ser determinado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ou sorteado.

          Os quesitos avaliados em cada desfile são: indumentária, carros alegóricos, autenticidade, fidelidade ao tema, cronologia, perfeição nos detalhes, interpretação, criatividade, conjunto e desenvolvimento do tema. A entidade que apresentar a maior nota final será a ganhadora do troféu “Paixão Côrtes”, que qualifica o melhor desfile da Mostra. Já a Comissão Julgadora é composta por jurados escolhidos pela Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC) com apoio da 7ᵃ Região Tradicionalista.

          Neste ano, onde a Mostra contou com o tema central “Nossas Riquezas”, desfilaram o GTF Guapos da Agronomia, CTG Eduardo Muller, Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz, CTG Fagundes dos Reis, GTC Cavaleiros do Mercosul, CTG Dom Luiz Felipe de Nadal, CTG Estância Nova e CTG Moacyr da Motta Fortes.

          Para a Coordenadora da 7ᵃ Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, as espectativas para 20ᵃ Mostra são as melhores possíveis. “Pelo que eu pude ver ao visitar as entidades elas estão preocupadas em fazer o melhor que podem, não pela competição mas pela visibilidade, e isso é muito positivo”, declarou.

          No dia 20 de setembro acontece o Desfile Farroupilha e Concurso das Cavalarias com início as 9h na Avenida 7 de setembro. O encerramento oficial da Programação dos Festejos Farroupilha e a divulgação dos vencedores da 20ᵃ Mostra da Cultura Gaúcha e Melhores Cavalarias acontece as 18h no CTG Fagundes dos Reis.

 


 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 16 de setembro de 2012.