CulturAção lança oficina de máscaras e bonecos na Cohab I
O Programa CulturAção, desenvolvido pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto - Setur, atinge mais um bairro de Passo Fundo.
Alunos da Escola Municipal Mário Quintana e moradores da Cohab I estão participando de uma oficina de confecção de máscaras e bonecos, coordenada pelo oficineiro Eliézer Machado.
Nas primeiras aulas, as crianças e adolescentes receberam noções de modelagem, com a utilização de argila, gesso, jornal, cera e outros materiais. A oficina também vai oferecer aulas de dramatização, a partir dos objetos produzidos pelos próprios alunos, e informações sobre a história da máscara. Para Eliézer, a iniciativa da Setur visa à inclusão social e econômica: ";Mais tarde, essa máscara poderá se transformar numa fonte de renda. Além disso, as crianças estão tendo o contato com algo novo, que é a arte. Quando se depararem com obras dessa natureza, já terão uma nova concepção sobre o trabalho do artista” explica.
Aluna da 8ª série, a estudante Gabriela Fernandes de Oliveira, 15 anos, aprovou a oficina. “É algo totalmente diferente que está acontecendo aqui na nossa escola. Antes, eu ficava em casa, sem ter o que fazer” relata a jovem.
A possibilidade de aprender uma nova atividade artística também despertou o interesse da professora de português, Mari José Ferreto. Ela se misturou aos alunos para aprender a técnica de confecção de máscara. “Como faço alguns trabalhos artísticos, achei interessante aprender a técnica da máscara. Posteriormente quero participar das aulas de dramatização” afirma.
A oficina acontece gratuitamente nas segundas-feiras à tarde na escola Maria Quintana.
Implementado há cerca de dois meses, o CulturAção tem o objetivo de mobilizar moradores das comunidades periféricas de Passo Fundo para promover a integração e o acesso às políticas culturais.
De acordo com o secretário César Augusto dos Santos, ele foi elaborado a partir de um conjunto de projetos continuados para oferecer o suporte necessário ao desenvolvimento e valorização das manifestações culturais já existentes nas vilas e bairros de Passo Fundo.
Dentro do CulturAção está o projeto Cultura em Movimento, atualmente formado pelas oficinas de capoeira e percussão, interpretação teatral, confecção de máscara e bonecos, grupo de hip-hop e cinema nos bairros. Também faz parte do Programa, o projeto Domingo é Gare, cujo objetivo é oferecer atividades culturais, esportivas e recreativas no Parque da Gare, durante um domingo de cada mês.
Alunos aprendem com o oficineiro Eliézer Machado técnicas de modelagem na argila