LITERATURA E CINEMA discutido no projeto Cinema no Teatro

LITERATURA E CINEMA discutido no projeto Cinema no Teatro

Literatura e Cinema são artes que se interpolam e este programa traz bons exemplos disso. No filme A João Guimarães Rosa, mestre Roberto Santos enfoca o sertão eternizado pela obra do autor de "Grande Sertão: Veredas". A Moça que Dançou Depois de Morta traz a literatura de cordel transformada em cinema de animação, enquanto Biografia do Tempo promove uma mescla da obra de Santiago Alvarez e Pedro Nava. Em Françoise e Transubstancial, Luiz Vilela e Augusto dos Anjos são respectivamente celebrados por cineastas de seus estados de origem. Imensidade engendrada uma interessante experimentação sócio-poética ao fazer declamar Castro Alves em plena Praça da Sé. Em Meu nome é Paulo Lemiski, a obra do poeta paranaense serve de fonte de conflito entre pais e filhos. Trabalhos díspares que demonstram as possibilidades múltiplas da adaptação literário-cinematográfica.



-A João Guimarães Rosa  
Sinopse: Imagem do sertão mineiro (tipos humanos, aspectos geográficos, afazeres domésticos) e trechos narrados do romance "Grande Sertão: Veredas".
Curta, Experimental, 13 minutos
Direção: Marcelo G. Tassara

-Imensidade  
Sinopse: O curta tem como fio condutor "O Navio Negreiro", poema épico abolicionista de Castro Alves. A exemplo de outras obras do período romântico, "O Navio Negreiro" foi concebido para ser lido em praça pública. Idalina, único personagem ficcional do filme, o faz agora pelas ruas da cidade.
Curta, Ficção, 15 minutos
Direção: Amilcar M. Claro

-Biografia do tempo
Sinopse: Uma reflexão sobre a memória, construída pelo encontro das obras do brasileiro Pedro Nava e do cubano Santiago Alvarez.
Curta, Documentário, 8 minutos
Direção: Joana Oliveira e Marco Pimentel

-Meu nome é Paulo Leminski
Sinopse: Embate entre pai e filho em torno de poesia de Paulo Leminski. "Tudo que eu faço, alguém em mim que eu desprezo sempre acha o máximo; mal rabisco, não dá mais para mudar nada, já é um clássico".
Curta, Documentário, 5 minutos
Direção: Cezar Migliorin

-Transubstancial  
Sinopse: Uma visão existencialista da obra do poeta Augusto dos Anjos a partir de fragmentos de seus poemas
Média, Ficção, 17 minutos
Direção: Torquato Joel
Prêmios: Melhor curta da crítica (Festival de Brasília); Melhor Curta, direção, prêmio BNB, melhor fotografia nos Festivais Cine PE e Festival de Belém (PA)

-Françoise
Sinopse: Uma garota chamada Françoise. Um viajante esperando a partida. Dois solitários numa estação rodoviária. Adaptação do conto homônimo de Luiz Vilela.
Média, Ficção, 22 minutos
Direção: Rafael Conde

Debatedor: ELÁDIO WESCHENFELDER - professor do curso de Letras da UPF
23 de julho - quarta-feira
Teatro Municipal Múcio de Castro, às 14h.
- Apoio Universidade de Passo Fundo
- Senhas e reservas na Secretaria de Desporto e Cultura - SEDEC

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 21 de julho de 2008.