Semana da Pátria tem programação diversificada e desfile cívico no 7 de Setembro

De 1º a 7 de setembro, Passo Fundo realiza a Semana da Pátria 2025 com uma programação especial que envolve instituições de ensino, forças de segurança, entidades sociais, clubes e grupos escoteiros. […]

De 1º a 7 de setembro, Passo Fundo realiza a Semana da Pátria 2025 com uma programação especial que envolve instituições de ensino, forças de segurança, entidades sociais, clubes e grupos escoteiros. As atividades culminam no tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, que acontecerá no Altar da Pátria, na Gare, marcando as celebrações da Independência do Brasil.

O secretário de Cultura, Rafael Bortoluzzi, destaca que a Semana da Pátria é um momento de reforçar valores de cidadania e união nacional. “O 7 de Setembro é mais do que uma data histórica, é uma oportunidade de reflexão sobre a importância da democracia, da liberdade e do compromisso coletivo com o futuro do nosso país. A programação em Passo Fundo busca aproximar a comunidade desses valores, fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho cívico”, afirma.

Durante a semana, diferentes instituições ficaram responsáveis pela condução da centelha e atos cívicos diários. Entre elas, o 3º RPMon, a Secretaria de Segurança Pública, a APAE, o Clube Estrelas do Sul, a Associação dos Reservistas de Passo Fundo, além de grupos escoteiros como Passo do Guaraé, Maragatos e Guaranis. A participação de escolas e entidades comunitárias também reforçou a integração entre sociedade e espírito cívico.

No dia 7 de setembro a programação inicia às 8h30min com o hasteamento dos pavilhões, seguido da revista às tropas às 8h45min e do Desfile Cívico às 9h. O encerramento das atividades acontece às 17h, com a extinção da centelha da pátria, simbolizando o fim das celebrações.