Comissão de Acompanhamento realiza reunião

Plano terá validade até 2026

A lei nº 5.247, de 27 de abril de 2017 institui o Plano Municipal de Cultura (PMC) para o decênio de 2016/2026 em Passo Fundo. A conquista foi um importante passo para a cultura do município, que passa a ter o primeiro PMC da história, e significa um novo nível de oportunidades e incentivos para produtores culturais e artistas, além de beneficiar diretamente a população.

Nessa quinta-feira (14), a Comissão de Acompanhamento do PMC realizou a primeira reunião para discutir as metas do plano e os trabalhos realizados desde a sanção da lei. “Essa primeira reunião da Comissão é de extrema relevância, pois não basta nós criarmos o Plano que prevê a cultura para os próximos 10 anos e não acompanhá-lo de perto, cobrando iniciativas e criando o ambiente para que as 53 metas estabelecidas ao sejam efetivadas. Esta Comissão é fundamental para a evolução do PMC”, ressaltou o secretário de Cultura, Pedro Almeida.

Além do objetivo de traçar políticas públicas de cultura do município para os próximos 10 anos, concretizar o PMC também significa dar mais um passo para que a captação de recursos aumente com a possibilidade de participar de editais públicos vinculados ao Ministério da Cultura, além de estimular o cenário do município e construir uma atuação de cultura transversal.

O que é o PMC?
O Plano Municipal de Cultura é um instrumento de gestão a médio e longo prazo, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais pelo período de 10 anos, ação já iniciada pela administração municipal.



Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de dezembro de 2017.