Caminho das Artes levou diversas manifestações artísticas à Rua Independência

Desde que começou a ser pensada, a 16ª Jornada Nacional de Literatura tinha claro, entre seus objetivos, o de atender ao desejo da comunidade de estender suas ações para além do Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). Com esse propósito, no final da tarde desta terça-feira, teve início o Caminho das Artes. Montado na Rua Independência, entre a rua Capitão Eleutério e a rua Fagundes dos Reis, ele reúne diferentes expressões artísticas e todas as pessoas da comunidade são convidadas a participar gratuitamente. A programação se estende na quarta e na quinta-feira (04 e 05/10), entre as 18h e as 22h.
A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Viva!Emau) da UPF, Carla Portal Vasconcellos, é uma das integrantes da comissão organizadora do Caminho das Artes. Ela explica que a iniciativa propõe a retomada da cidade pelas pessoas e também que a comunidade se sinta participante da Jornada de Literatura. A Rua Independência foi escolhida, entre outros fatores, por ser um espaço que tem muito significado para a cidade. “É muito difícil construir espaços que tenham significado, mas é muito fácil de destruir”, explicou.
Na opinião de Maria Lúcia Casanova, visitante do Caminho, aproximar a Jornada da comunidade traz alegria especial para quem passa pela rua. “As apresentações foram maravilhosas e essas ações fazem a diferença na vida cultural da cidade. Seria ótimo se tivéssemos isso sempre”, destacou.
A professora do curso de Artes Visuais da UPF e coordenadora das exposições de arte que integram a programação da Jornada e Jornadinha, Mariane Loch Sbeghen, ressaltou que os acadêmicos do curso estudaram os autores para criarem as obras expostas no Caminhos das Artes. Pinturas em lonas reutilizadas e poemas puderam ser conferidas pelos visitantes.
A vida da cidade passa a ter outra cor, segundo Diego Fossatti, que também percorreu o Caminho das Artes. Acompanhado da esposa e do filho pequeno, ele prestigiou as intervenções artísticas e ressaltou a importância de a Jornada estar mais próxima das pessoas. “Nem sempre a comunidade consegue ir até o Campus I para acompanhar as atividades, então, trazer a Jornada faz a vida da cidade ficar mais colorida”, explicou.
O secretário municipal de Cultura, Pedro Almeida, destaca que o Caminho das Artes condiz com a proposta da Jornada. “Falamos muito em Jornalização e esse evento tem essa cara de levar a jornada além do campus e vir até as ruas, envolver a comunidade e chamar a atenção das pessoas para esse movimento literário que é um dos maiores da América Latina”, enfatizou.
Confira a programação completa do Caminho das Artes:
Quarta-feira, dia 04/10
18h- Poesias na Rua - Sociedade dos Poetas Vivos
18h- Intervenções Visuais - MAVRS e Curso de Artes Visuais FAC/UPF
18h30min- Música ao vivo - Grupos Artísticos UPF
20h- Teatro Escola de Atores Dia - A casa de Bernarda Alba - Peça escrita por Federico Garcia Lorca conta os dramas familiares do cotidiano espanhol do início do século XX.
21h- Música ao vivo - Grupos Artísticos UPF
Quinta-feira, dia 05/10
18h- Música ao vivo- Musiclass e alunos
18h- Intervenções Visuais - MAVRS e Curso de Artes Visuais FAC/UPF
18h- Poesias de Rua - Academia Passo-Fundense de Letras
18h30min- Arte na Rua - VivaEmau/UPF
20h- Teatro Escola Dia - Romeu e Julieta – O clássico dos clássicos de William Shakespeare
21h- Música ao vivo - Musiclass e alunos
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Ambev, da Companhia Zaffari & Bourbon, da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC; com o apoio cultural da BSBIOS, do Sesi e da Coleurb; patrocínio promocional da Capes, da Fapergs, da Italac e da Oniz; com a parceria cultural do Sesc; financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura. Confira a programação no site www.upf.br/16jornada.
Por: Assessoria de Imprensa UPF
(Fotos: Leonardo Andreoli)
[caption id="attachment_7671" align="alignleft" width="360"]Foto: [/caption][caption id="attachment_7672" align="alignleft" width="360"]
Foto: [/caption]