O público poderá acessar o espaço a partir das 17h30min desta quinta-feira (5)

A Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura de Passo Fundo, juntamente com a Cia da Cidade, promovem uma edição extra do espetáculo que encantou o público na abertura da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. A apresentação acontece nesta quinta-feira (6), às 18h, no Espaço Suassuna. A atividade é aberta a toda a comunidade, mas as vagas são limitadas. O público poderá acessar o espaço a partir das 17h30min. Assim que a lotação máxima for alcançada, o acesso será bloqueado.
O espetáculo
Um lugar de sentimentos, igualdade, com poesia para todo o lado e repleto de gente que vê o mundo pelas palavras. Um mundo mágico feito de livros onde os sonhos se tornam realidade. Foi esse universo inspirado nas obras dos quatro autores homenageados – Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar – que abriu a programação da 16ª Jornada Nacional de Literatura. Criado pela Cia da Cidade, o espetáculo “Jornada de livros e sonhos” também foi apresentado na noite de abertura, após a sessão solene, e encantou o público presente em uma produção que uniu todos os tipos de arte: a literatura, as artes visuais, o teatro, o circo, a dança e a música.
No centro disso tudo esteve Maria, que, ao lado de João Grilo e Chicó, embarca em uma jornada de aventuras até chegar à Jornada de Literatura. No caminho, índios, tigres, centauros, a poesia em pessoa e Nossa Senhora, que dá sua bênção para que a Jornada comece. “Maria representa cada um dos participantes de todos os tempos da Jornada, cada uma dessas pessoas que buscam abrir novas janelas, novos horizontes, por meio da leitura e do conhecimento”, explicou o diretor do espetáculo Piéterson Duderstadt.
Para chegar a esse resultado, foram cerca de dois meses de preparação para criar essa história, que envolveu cerca de 130 artistas, entre bailarinos, artistas circenses, cantores, músicos e atores, além de 35 técnicos vindos não só de Passo Fundo, mas também de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Paraná e de outras cidades do Rio Grande do Sul. A produção contou ainda com mais de 500 peças de figurino e sete músicas, produzidas exclusivamente para esse momento, e com um gigante painel de LED que se transformou em um grande cenário virtual e transportou a plateia a vários ambientes.
A grande surpresa, no entanto, ficou para o final, com a “presença” dos quatro homenageados, que, por meio de ilusionismo, apareceram no palco para mostrar que “sim, o amor é belo e sublime. E é bom ter sonhos, é bom acreditar neles. E é melhor ainda transformá-los em realidade”, como bem disse Moacyr Scliar.
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Ambev, da Companhia Zaffari & Bourbon, da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC; com o apoio cultural da BSBIOS, do Sesi e da Coleurb; patrocínio promocional da Capes, da Fapergs, da Italac e da Oniz; com a parceria cultural do Sesc; financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC; e realização do Ministério da Cultura.
Por: Assessoria de Imprensa UPF
(Fotos: Gelsoli Casagrande)