Encontro foi para para iniciar a semana que comemora o aniversário do município

Em 2017 Passo Fundo comemora 160 anos de sua emancipação política, momento em que a memória dos primeiros tropeiros que aqui passaram se fundem com novas histórias construídas por todas as pessoas que fazem de Passo Fundo sua cidade. Nesta terça-feira (1º) iniciaram as comemorações da Semana do Município, que seguem até o dia 7 de agosto, data do aniversário. Para marcar a abertura da programação,160 pessoas, entre músicos e corais, acompanhados da Big Band Comunitária UPF, apesentaram a canção Gaúcho de Passo Fundo, de Teixeirinha.
No mês de agosto muitos municípios celebram seus aniversários no Rio Grande do Sul em um momento que o Brasil vive uma de suas maiores crises, lembra o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. Para ele, apesar do momento de dificuldades, as histórias não se misturam. “Uma coisa é a crise, outra é a história do nosso município, que é bonita e vencedora. Construímos aqui a mais bem-sucedida, desenvolvida e rica cidade da metade Norte do RS, uma construção que é coletiva, de todos nós. Por isso, precisamos de muita humildade e otimismo para seguir em frente com esta história. Queremos alegria, ver gente ocupando as ruas e escrevendo a história da cidade que amamos”, disse Luciano.
O secretário de Cultura, Pedro Almeida, também músico, acompanhou a canção em homenagem à cidade e destacou o quanto é importante a presença da comunidade. “Agradecemos muito participação de todos que vieram aqui hoje e das pessoas que ião participar de outros eventos da programação. Temos aqui 160 pessoas ou mais que cantaram Gaúcho de Passo Fundo para marcar este 160 anos”, ressaltou.
O deputado estadual Juliano Roso esteve presente na solenidade e retomou um pouco da história da cidade. “Passo Fundo completa 160 anos de emancipação política e 190 anos desde que o iniciou o seu povoamento. De terra de passagem dos tropeiros, muitas pessoas passaram por aqui e ficaram, construindo uma cidade acolhedora e de coração grande, que se tornou capital do Norte do Estado”, frisou Juliano.
A programação
Mais de 50 eventos prometem ficar marcados na história do município nestes 160 anos de emancipação de Passo Fundo. Algumas das atividades comemorativas mais importantes acontecem no período de 1º a 7 de agosto, quando será realizada a Semana do Município. A programação completa poderá ser conferida no aplicativo Viva Passo Fundo, ferramenta gratuita disponibilizada para baixar no celular dos sistemas IOS e Android, ou no site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br).
Cultura, arte e história
Contação de histórias, cinema, shows e concertos, lançamento de livros, palestras, exposições, artesanato, projeto de visitação aos espaços históricos, estações literárias da Pré-Jornada são algumas das atividades.
Outro destaque é a reinstalação dos bustos de Joaquim Fagundes dos Reis e Nicolau de Araújo Vergueiro nos canteiros da Avenida Brasil. Ambos são importantes personagens da história de Passo Fundo. E, por falar em história, o programa Momento Patrimônio vai lançar e exibir o documentário Identidade do Tempo, às 20h do dia 4 de agosto, no Teatro Municipal Múcio de Castro. Ainda, no dia 6 de agosto, das 14h às 18h, acontecerá mais uma Mini Feira do Livro no Parque da Gare.
Esporte
Atrações esportivas também estão previstas nesta comemoração. No dia 2 de agosto será realizado um o Encontro de Gerações do Voleibol Feminino Passo Fundo 160 Anos, às 20h no ginásio do Colégio Notre Dame. Além dessas atividades, a Meia Maratona e Rústica estão confirmadas para o dia 6 de agosto, com largada na Avenida Sete de Setembro, em frente a Rádio Uirapuru, e chegada no Parque da Gare. Neste mesmo momento também será realizada a 1ª Corrida Kids. No dia 4 de agosto, às 9h30, acontecerá a abertura dos Jogos de Integração das Escolas da Rede Municipal de Ensino. Ainda, no dia 12 de agosto, está marcado o jogo Clássico Veteranos 160 Anos, com S.C. Gaúcho x E.C. Passo Fundo.
Bairro a Bairro especial
O tradicional contato com a população, proporcionado pelo programa Bairro a Bairro, não vai ficar de fora. Para isso, está sendo preparada uma edição especial comemorativa aos 160 anos, que será no dia 5 de agosto, a partir das 14h, no Parque da Gare.