O projeto de visitação tem mais um encontro com alunos nesta quinta-feira (08)
A ação criada com a intenção de trazer para o dia a dia das escolas o contexto do patrimônio de Passo Fundo tem mais um encontro nesta quinta-feira (08). O Projeto de Visitação do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto apresenta aos alunos os quatro prédios históricos, que carregam grande parte da memória da cidade: o Teatro Municipal Múcio de Castro; o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional; a Academia Passo-Fundense de Letras; e a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski.
Nesta visitação, participarão os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fredolino Chimango e da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dolores. A partir de uma programação especial, os estudantes assistem a um vídeo institucional que conta um pouco sobre cada espaço, para depois conhecer as dependências de todos os prédios e ouvir os principais marcos e histórias. Atividades lúdicas e recreativas também são realizadas.
Um momento de aprender e também de mostrar aquilo que as próprias escolas produzem sobre preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental, três temáticas que se unem e remetem a cuidar do que é coletivo e, ao mesmo tempo, de cada um, através do sentimento de pertencimento.
A iniciativa é da Prefeitura de Passo Fundo, através das secretarias de Cultura e Educação, com apoio dos diretores dos quatro prédios históricos e dos representantes de entidades ambientais da Sala Futura Meio Ambiente, do Canal Futura, que funciona no complexo.
O Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto leva o nome da artista plástica e professora Maria Roseli Doleski Pretto, que idealizou e coordenou o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional entre os anos 1995 e 2002, quando faleceu. Em homenagem a toda sua dedicação à cultura, em 2004 foi criado o espaço. Marco da cidade, os quatro prédios integrantes foram a morada de inúmeras entidades, organizações e poderes do município. Desde a criação do espaço, a cultura, a memória e a história foram mescladas para apresentar a inquietação e a criação, a produção e a concepção do povo passo-fundense.