Sem dinheiro público para as escolas de samba, Carnaval 2015 será realizado no dia 28 de fevereiro
A maior festa popular brasileira será realizada em Passo Fundo no dia 28 de fevereiro, fora de época. O Carnaval 2015 foi lançado oficialmente nesta terça-feira (06), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Repetindo o formato do ano passado, o evento não terá destinação de recursos públicos para as escolas de samba, que receberão verba da iniciativa privada.
A intenção da Prefeitura de Passo Fundo, CDL e Liga das Escolas de Samba, que realizam o evento, é promover um Carnaval organizado e profissional, que ofereça ao público uma estrutura montada para tornar os desfiles ainda mais atrativos.
“Queremos consolidar o modelo lançado em 2014, com uma festa para todos, com profissionalismo e organização. Este também será o segundo ano em que não haverá repasse de recursos para as escolas de samba”, afirmou o prefeito Luciano Azevedo.
O vice-prefeito e deputado estadual eleito, Juliano Roso, destacou que o novo modelo de Carnaval está se consolidando e contribuindo para que Passo Fundo tenha um evento mais eficiente, com maior economia para o Município e, ao mesmo tempo, valorizando as escolas de samba e oferecendo melhor estrutura para a comunidade. Ele apontou como uma das alternativas para os próximos anos a possibilidade de captação de recursos pela Lei Rouanet, como forma de facilitar o apoio das empresas.
O tradicional Baile de Escolha da Corte 2015 será realizado dia 06 de janeiro. Já o desfile das sete escolas de samba acontecerá no sábado, dia 28 de fevereiro, na Avenida Sete de Setembro. No total, serão quatro escolas do Grupo Especial (Bambas da Orgia, Academia de Samba Cohab 1, Unidos da Vila Operária, Bom Sucesso) e três do Grupo de Acesso (Pandeiro de Prata, União da Vila e Acadêmicos do Chalaça). A apuração ocorrerá no dia 01 de março.
Outra novidade do Carnaval 2015 será a utilização de caminhões guinchos, que farão a retirada dos carros alegóricos após a passagem de cada escola, levando-os de volta para as comunidades. “Foi a maneira que encontramos para acabar com os carros alegóricos jogados nas ruas, que ficam próximos das sedes de escolas e do local do desfile”, destacou o secretário de Cultura, Pedro Almeida.
CAMAROTES
Os camarotes já estão sendo vendidos e estarão localizados ao longo do percurso do desfile. A compra dos camarotes pode ser feitas junto à Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC) – Avenida Brasil, 792 – ou na Passotur – Rua Morom, 1565 – 9ª andar. Maiores detalhes podem ser obtidos pelos telefones (54) 3045-1415 e (54) 3312-1426.