Primeiro encontro setorial para conclusão do Plano Municipal de Cultura é realizado
Com o tema Patrimônio material, imaterial, arquitetura e urbanismo, a Academia Passo-Fundense de Letras reuniu o Poder Público, Conselho Municipal de Cultura e diversos representantes de outros segmentos da sociedade ligados à área.
Para abordar a questão do patrimônio, arquitetura e urbanismo, a secretária municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert, e a coordenadora municipal do Núcleo de Patrimônio Histórico, Marielen Colpani, apresentaram materiais que trazem as últimas definições acerca da área, para posterior discussão com os participantes.
De acordo com o secretário de Desporto e Cultura, Pedro Almeida, as reuniões setoriais buscam ouvir cada área para ajudar na conclusão do Plano Municipal de Cultura, a fim de que Passo Fundo faça parte do Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura. “Já realizamos a 3ª Conferência Municipal de Cultura, que trouxe diversas diretrizes para serem elaboradas no plano. Agora, os encontros ajudam a enriquecer o material, a desenhar as ações para a cultura do município como um todo”, explicou Pedro.
Além da temática Patrimônio material, imaterial, arquitetura e urbanismo, serão abordados outras áreas, como dança, música e teatro – com possibilidade de abertura para outros temas.
O Plano Municipal de Cultura passa por diversas etapas: elaboração da análise situacional, elaboração de prognóstico, fase de consolidação, consulta pública, aprovação e monitoramento e avaliação. O objetivo é traçar políticas públicas de cultura do município para os próximos 10 anos.
As reuniões setorias também colaboram para que o Conselho Municipal de Cultura tenha mais representatividade em todas as áreas da cultura, seja dança, música, teatro ou patrimônio histórico, entre outras, o que contribui para pensar a cultura de maneira global.
Participação
Confira a programação:
19h – Dança
13 de janeiro (terça-feira)
28 de janeiro (quarta-feira)