Sábado de sol reúne famílias e tradicionalistas no Rodeio Internacional de Passo

O penúltimo dia de uma maiores festas do tradicionalismo gaúcho foi movimentado com apresentações artísticas, provas campeiras, shows e confraternização para toda a família

O penúltimo dia de uma maiores festas do tradicionalismo gaúcho foi movimentado com apresentações artísticas, provas campeiras, shows e confraternização para toda a família. Neste domingo (8), o XVI Rodeio Internacional de Passo Fundo encerra com a classificação dos participantes nas modalidade disputadas e a entrega de prêmios, concluindo cinco dias de reverência à cultura gaúcha.


O Parque da Roselândia, berço do Rodeio, transformou-se em uma grande comunidade em que famílias compartilham histórias e lembram costumes que passam por gerações. Um exemplo é a família de João Castanho, conhecido compositor e trovador, que frequenta o Rodeio de Passo Fundo desde a sua primeira edição. O Rancho João Alves Castanho Filho é a casa de toda a família, além de receber todos os amigos de longa data.


Com o investimento feito pela Prefeitura na infraestrutura do Parque, muitas melhorias foram notadas. Seu João lembra que há anos não havia preocupação com o local. “Achei tudo maravilhoso e bonito, um trabalho muito bom da Prefeitura, que está colaborando. Acompanho tudo desde os primeiros rodeios e a pista de laço foi uma das grandes ações feitas pela Prefeitura, no padrão que precisávamos. É uma grande alegria para nós”, disse João Castanho, criador da modalidade Trova do Martelo, juntamente com seu amigo Setembrino Rodrigues da Silva.


A nova pista de laço conta com o padrão oficial exigido para as provas, com “saca laço”, brete de solta, retorno de gado e mangueira para o aparte e para o pernoite dos gados de piquetes. Ainda, foram colocados palanques e pista para gineteada, além de um sistema de drenagem que possibilita o escoamento da água acumulada, com estrutura para não inundar as áreas campeiras.


A programação completa pode ser acessada na entrada do Parque ou na Secretaria do evento e no site da 7ª Região Tradicionalista (www.7rt.com.br).

 

 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 7 de dezembro de 2013.