O Comitê gestor que representa a comissão da FIFA para a Copa do Mundo 2014 esteve em Passo Fundo nesta sexta-feira, 24 de fevereiro.

O Comitê gestor que representa a comissão da FIFA para a Copa do Mundo 2014 esteve em Passo Fundo nesta sexta-feira, 24 de fevereiro. O secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, acompanhado do representante da FIFA, Airton Giachini, do representante da secretaria de Segurança do RS, Coronel Pitrosky e o coordenador dos estádios e Gramados, Ricardo Nunes, vistoriou toda a estrutura que Passo Fundo oferece para receber uma seleção na Copa do Mundo 2014. Durante a tarde, a equipe vistoriou a estrutura da faculdade de educação física da UPF e falou à imprensa.
Os critérios para que o município possa hospedar atletas durante a Copa são minuciosos e serão estudados durante o ano todo, concorrendo com mais 21 cidades no Estado.
O secretário Kalil Sehbe elogiou o município pelo crescimento visível, destacando o desenvolvimento da cidade como um empenho do prefeito Airton Dipp. “Passo Fundo tem grandes chances de ser escolhida por uma seleção, por estar dentro dos parâmetros cruciais da FIFA. O prefeito Airton Dipp mostrou nestes 7 anos de administração que a cidade tem potencial pelo desenvolvimento industrial, o que gera qualidade em todos os segmentos”, afirmou.
O prefeito ressaltou que está confiante com a escolha de uma seleção por Passo Fundo, pois os hotéis, aeroporto e Universidade atendem aos requisitos da FIFA: “Temos absoluta convicção que Passo Fundo é compatível com as exigências, nós temos uma estrutura médico-hospitalar, UPF, campos e hotéis reconhecidos em todo o Estado, agora vamos esperar os estudos ficarem prontos”, concluiu.
A FIFA irá credenciar mais de 100 cidades no Brasil para receber as seleções durante a Copa, e ficará a critério das próprias seleções a escolha da cidade onde vão se instalar. De acordo com Sehbe, a seleção brasileira ficará no Rio de Janeiro, por ser sede da Copa, e as outras 32 seleções decidem o local da hospedagem, de acordo com os jogos que vão surgindo.
Para o prefeito, será maravilhoso trazer uma seleção estrangeira para Passo Fundo, pois além de divulgar as potencialidades do município para o mundo, serão investidos muitos recursos complementares estaduais e federais, que serão aproveitados na cidade também após o término da Copa.
O reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza e o prefeito acompanharam a medição e vistoria das quadras, campos e área de fisioterapia da UPF, além da visita aos hotéis, estádio Vermelhão da Serra e aeroporto Lauro Kortz.