Mostra da Cultura Gaúcha teve participação regional

Um domingo de sol e temperatura agradável foi o cenário para a 19° Mostra da Cultura Gaúcha de Passo Fundo, que contou com a participação de 9 entidades tradicionalistas.



Um domingo de sol e temperatura agradável foi o cenário para a 19° Mostra da Cultura Gaúcha de Passo Fundo, que contou com a participação de 9 entidades tradicionalistas.  Neste ano, a mostra aproximou municípios da região para contar a história dos gaúchos, sob o tema “Nossas Raízes”. Representantes de diversas etnias desfilaram pela  avenida 7 de setembro, com destaque para a participação dos cidadãos senegaleses, que hoje moram na cidade. Para o prefeito Airton Dipp, um exemplo de que a cultura de nosso estado é capaz de unir os mais diferentes povos. “ Estamos muito felizes por realizar mais este evento que demonstra nosso amor pela tradição do Rio Grande. Passo Fundo está de parabéns mais uma vez pela criatividade e pelo conhecimento que transmite através desta mostra”, disse.
Na avenida as entidades tradicionalistas contaram diversos capítulos da história da construção do nosso estado. O CTG Estância Nova abriu o desfile trazendo os Jesuítas em território gaúcho. Em seguida a Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz mostrou como foi a Fundação da Província. Os Cavaleiros do Mercosul mostraram a influência Açoriana, seus aspectos culturais e sociais. O CTG Moacir da Motta Fortes levou a Época das Charqueadas e a Organização Administrativa da Provìncia.
Na apresentação dos Guapos da Agronomia todas as etnias que contribuíram para a formação de nosso povo e para o fortalecimento do estado. Espanhóis, portugueses, alemães, italianos, judeus, japoneses e negros. Estes últimos representados por senegaleses, que interpretaram com muito realismo uma história que acabam de conhecer. Junto ao grupo desfilaram o prefeito e a primeira dama de Chapada, cidade vizinha de colonização alemã. O prefeito Airton Dipp desceu do palanque para receber o casal.
E, seguida desfilaram  o CTG Eduardo Muller, que mostrou  a elite política rio-grandense, as tropas imperiais, os lanceiros negros e o acordo de paz.  O CTG  Fagundes dos Reis mostrou a defesa nacional: as batalhas, invasões e guerras que fizeram a nossa história.
A Revolução Federalista foi o tema da apresentação do CTG Dom Felipe de Nadal, que leou até a avenida, na abertura de seu desfile, o ato de deposição de Dom Pedro II e a expulsão da família Imperial Brasileira.
O CTG Lalau Miranda encerrou a mostra com o tema Gauchismo: Cultura e prática, contando a história dos poetas, escritores e de toda a formação da cultura gaúcha e suas tradições.
O resultado do concurso será divulgado no dia 20 de setembro, no encerramento oficial dos Festejos Farroupilha. A comissão julgadora avaliou indumentária, carros alegóricos, autenticidade, fidelidade, cronologia no desfile, perfeição nos detalhes, interpretação, criatividade, conjunto e desenvolvimento do tema.
No palanque de autoridades estiveram presentes além do prefeito Airton Dipp e do vice-prefeito e secretário de planejamento Rene Cecconello, secretários municipais, autoridades civis e militares, vereadores e convidados.
[caption id="attachment_687" align="alignleft" width="360"]Prefeito e secretários municipais estiveram no eventoFoto: VILMARISE FRANCESCHI[/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 12 de setembro de 2011.