Passo Fundo promove a 1ª Conferencia Municipal de Comunicação

O município foi pioneiro na realização da Conferência de Comunicação no estado. Os participantes ouviram as experiências dos palestrantes Dagmar Camargo e Oscar Plentz, de Porto Alegre, e o professor da Faculdade de Comunicação da UPF, Otávio Klein, além do Diretor da FAC, César Augusto dos Santos.



O município foi pioneiro na realização da Conferência de Comunicação no estado. Os participantes ouviram as experiências dos palestrantes Dagmar Camargo e Oscar Plentz, de Porto Alegre, e o professor da Faculdade de Comunicação da UPF, Otávio Klein, além do Diretor da FAC,  César Augusto dos Santos. De acordo com o professor Otávio Klein, esses encontros são fundamentais para discutir a problemática da comunicação no Brasil, uma vez que a sociedade civil não possui mecanismos de controle dos meios. “Em função de uma visão neoliberal,  a sociedade de massa não opina mais”, afirmou.
O encontro foi o primeiro movimento para mobilizar a sociedade para os debates sobre o tema comunicação. Além dos eixos traçados para a conferência Nacional, o grupo destacou a importância da participação da população na discussão do modelo de concessão de canais de radiodifusão no Brasil. “ Em outros países a comunidade participa e avalia a qualidade dos serviços prestados pelas empresas de comunicação da mesma forma que avaliam outras concessões públicas”, afirmou Klein.
Para a representante do Conselho Regional de Radiodifusão Comunitária em Passo Fundo, Dagmar Camargo,  o momento é propício para o debate sobre a implantação de emissoras de rádio e televisão comunitárias. Atualmente, Passo Fundo não possui emissoras comunitárias em funcionamento, porém duas emissoras de rádio estão em processo final de habilitação e concessão. “ As emissoras comunitárias são importantes para a participação efetiva da comunidade no processo de comunicação. Mas devem seguir os preceitos deste tipo de emissora e não podem se transformar em rádios ou tvs comerciais, como vem acontecendo em outras cidades onde já funcionam”, destacou.
Entre os assuntos que pautaram a noite, os três eixos de debates da Conferência Nacional de Comunicação: Meios- do analógico ao digital, Cadeia produtiva -do consumidor ao cidadão e Sistemas- do corporativo para o controle público.
Participaram da 1ª Conferência Municipal de Comunicação estudantes, jornalistas, radialistas e trabalhadores dos meios de comunicação de Passo Fundo, além de outras pessoas interessadas no tema.

1ª CONFECOM
Após um longo processo de mobilização entre entidades e profissionais da comunicação, com reuniões e visitas aos Ministros de Estado, a comissão idealizadora da conferência conseguiu envolver o Executivo neste processo. Em 2008 o ministro das Comunicações, Helio Costa, apoiou a realização de uma conferencia de caráter nacional para a comunicação. Em setembro de 2007, o governo, juntamente com movimentos da sociedade civil organizada, parlamentares e entidades representativas de categorias profissionais e empresariais reuniram-se em Brasília para a Conferencia Nacional Preparatória de Comunicação. Foi consenso entre os participantes que a criação de um novo marco regulatório nesta área era fundamental, frente ao processo de convergência digital dos meios de comunicação. No dia 17 de abril de 2009,  o Diário Oficial da União publicou, por fim, o decreto do presidente Lula convocando a 1ª Confecom, que acontece de 1 a 3 de dezembro.


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 16 de setembro de 2009.