Teatro de Shakespeare em Passo Fundo

Teatro de Shakespeare em Passo Fundo

Abrindo as comemorações dos seus 60 anos, a empresa Planalto promove a edição 2008 do projeto Cultura sem Fronteiras – Artes Cênicas, que leva a quatro cidades (Passo Fundo, Santa Rosa, Santa Maria e Caxias do Sul) o espetáculo Sonho de uma noite de verão, uma montagem da Cia. Rústica de teatro.

A iniciativa, que acontece no dia 25 de março, no Teatro do Sesc, em Passo Fundo, é uma realização da Cida Planejamento Cultural, com patrocínio da PLANALTO - PASSAGEIROS, ENCOMENDAS, TURISMO, através do financiamento da Lei de Incentivo à Cultura/RS. A entrada é franca, com doação opcional de material escolar.

Sonho de Uma Noite de Verão, peça que dá continuidade ao projeto EM BUSCA DE
SHAKESPEARE, tem tradução da diretora Patrícia Fagundes e apresenta uma leitura contemporânea de William Shakespeare - dramaturgo e poeta inglês -, resgatando seu caráter popular e aproximando-o do espectador de hoje.

O texto constitui umas das comédias mais fascinantes do autor, em sua exuberante imaginação e elogio da liberdade e paixão humanas. Nessa montagem, a trama é situada em uma atmosfera de cabaret, evocando o mistério e a liberdade da noite, onde as convenções sociais são relaxadas e as fantasias estimuladas.

A música, especialmente composta para o espetáculo por Marcelo Delacroix e Simone Rasslan, é executada ao vivo pelo elenco de onze atores. O espaço, inspirado na cenografia elisabetana, é quase vazio, utilizando-se de palcos múltiplos sendo o centro da encenação o ator e sua relação com o espectador. O espetáculo conta ainda com figurinos de Antonio Rabadan e iluminação de Eduardo Kraemer.

SINOPSE

Originalmente, a peça foi escrita para uma boda de casamento, atores e público imersos no mesmo universo. A encenação busca recriar esse universo de festa e sonho, uma celebração em acordes de cabaré: " Bebemos no imaginário boêmio do século XX, nos circos antigos e novos, na embriaguez dos clubs, na atmosfera da década de 20 e 30, na liberdade efêmera dos carnavais, nos musicais antigos, em fumaças e luzes de cabarés que não existem mais", comenta o grupo sobre a montagem.

Sonho de uma Noite de Verão foi a peça mais premiada da temporada teatral de 2006 em Porto Alegre – Prêmio Braskem (melhor espetáculo e direção, melhor espetáculo Júri Popular e ator para Heinz Limaverde), Prêmio Quero-Quero (SATED) de melhor espetáculo, direção e trilha sonora, e Prêmio Açorianos de melhor espetáculo, direção, trilha sonora e figurino, além do Troféu RBS como o mais votado pelo Júri Popular.

A COMPANHIA

A Cia Rústica nasce em 2003 dando nome a um grupo de idéias e pessoas que já trabalhavam juntos em outras experiências. Inspirada pela terminologia estabelecida por Peter Brook no final da década de 60 (O Teatro e seu Espaço), a companhia se propõe a busca de uma linguagem popular contemporânea, com um "pé na lama e os olhos nas estrelas".

Rústica também é a maneira com que seus integrantes fazem teatro em Porto Alegre e no Brasil: criando a partir da impossibilidade, transformando matéria em sonhos. O alicerce de trabalho da companhia está na matéria prima do teatro: o homem, o ator. Atualmente, a Cia Rústica desenvolve dois projetos, de caráter permanente: Em Busca de Shakespeare e Teatro Para Todas as Idades.


EM BUSCA DE SHAKESPEARE

O projeto, de caráter permanente, estreou em maio de 2004, com Macbeth, atingindo recordes de público em Porto Alegre. O segundo espetáculo estreou em março de 2006. Sonho de Uma Noite de Verão vem desde então se afirmando como um sucesso de crítica e público. As próximas montagens serão A Megera Domada (estréia dia 13 de março de 2008 no Teatro de Câmara em Porto Alegre) e Ricardo III. O projeto também inclui a realização de curso teórico-prático sobre o teatro elisabetano e a obra de Shakespeare.

FICHA TÉCNICA

Realização: Cia Rústica
Direção: Patrícia Fagundes
Autor: William Shakespeare
Tradutor e Adaptador: Patrícia Fagundes
Elenco: Álvaro Vilaverde; Eduardo Kraemer; Elisa Volpatto; Heinz Limaverde; Julia Rodrigues; Lisandro Bellotto; Leonardo Machado; Marcelo Bulgarelli; Rafael Guerra; Renata de Lélis; Roberta Savian; Serginho Etchichury e Tatiana Cardoso
Cenário: Patrícia Fagundes
Iluminação: Eduardo Kraemer
Música: Marcelo Delacroix e Simone Rasslan
Figurinos: Antonio Rabadan

PASSO FUNDO  DIA 25/03 (terça-feira) às 20h
Teatro do Sesc

SANTA ROSA  DIA 26/03 (quarta-feira) às 20h
Centro Cultural Antônio Carlos Borges

SANTA MARIA  DIA 27/03 (quinta-feira) às 20h
Theatro Treze de Maio

CAXIAS DO SUL  DIA 28/03 (sexta-feira) às 20h
Teatro Municipal Pedro Parenti
 
*Espetáculo com ENTRADA FRANCA, com doação espontânea de material escolar

Patrocínio: PLANALTO – PASSAGEIROS, ENCOMENDAS e TURISMO; Co-Promoção: Prefeitura Municipal de Passo Fundo - Secretaria de Desporto e Cultura / Coordenadoria de Cultura; Apoio: NHT Linhas Aéreas  e  República das Idéias; Financiamento: LEI DE INCENTIVO À CULTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Realização: CIDA PLANEJAMENTO CULTURAL

 Assessoria de Imprensa:
 Simone Lersch
 (51) 3029.6390 / 9803.4420




Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de março de 2008.