Cultura argentina no XIII Rodeio Internacional de Passo Fundo

Cultura argentina no XIII Rodeio Internacional de Passo Fundo

A riqueza do folclore argentino estará representada no XIII Rodeio Internacional de Passo Fundo, através do grupo “Los Chúcaros”, formado há 10 anos, na localidade de Alejandra, departamento de San Javier, província de Santa Fé, com a missão de manter vivas as tradições da região. O XIII Rodeio Internacional vai de 30 de janeiro a 4 de fevereiro, no Parque Turístico da Roselândia.


Atualmente, o “Los Chúcaros” é composto por 15 dançarinos. Alguns deles já estiveram em Passo Fundo com a delegação da Companhia Argentina de Folclore, durante o Festival Internacional de Folclore, realizado em 2002. O grupo tem atuado em diversos e importantes eventos na província de Santa Fé, mas pela primeira vez estará no Brasil. O convite foi feito pelo presidente do CIOFF do Rio Grande do Sul, Paulo Dutra. Um dos principais canais utilizado pelo grupo para difundir a cultura tradicional e popular da Argentina, tem sido o projeto “Folclore e Educação” voltado para escolas rurais. O projeto possibilita que as crianças, desde os seus primeiros anos de vida, valorizem sua terra, suas lendas e culinária. O Folclore e Educação iniciou em 2001 em cinco escolas. A partir dele, a localidade de Alexandra tornou-se sub-sede do primeiro Seminário sobre Patrimônio Cultural Imaterial, desenvolvido pelo CIOFF da Argentina, no ano de 2003.


Os dançarinos do “Los Chúcaros” sobem ao palco “A”, Maurício Sirotski Sobrinho, na primeira noite do Rodeio e retornam na sexta-feira. As duas apresentações estão marcadas para às 22 horas. Além da participação na parte artísticas, uma delegação de argentinos vai brigar pela premiação na área campeira, categoria gineteada em cavalo. O XIII Rodeio Internacional de Passo Fundo, ainda terá os shows de César Oliveira e Rogério Melo, Joca Martins, Mano Lima, Oswaldir & Carlos Magrão, entre dezenas de outras atrações.

Lançamento


Na quinta-feira, a comissão organizadora fez o lançamento do XIII Rodeio Internacional de Passo Fundo para a imprensa, na sede da Acomac, localizada no Parque Turístico da Roselândia. Durante o evento, o prefeito em exercício Adirbal Corralo apresentou a logomarca do sesquicentenário de Passo Fundo. De autoria do arquiteto e urbanista Luis Alfredo Hoffmann Junior, a obra será a marca das comemorações dos 150 anos do município. Corralo elogiou o trabalho dos organizadores do Rodeio e destacou a participação das 15 cidades, que se emanciparam de Passo Fundo, além da cidade “mãe” Cruz Alta, e Vacaria, responsável pelo primeiro rodeio internacional. “Não tenho dúvidas de que, através desse Rodeio, vamos mostrar Passo Fundo para o Estado e o Brasil” destacou.
Responsável pela coordenação administrativa do evento, Alexandre Rodrigues destacou as mudanças feitas para a XIII edição do Rodeio. “Mudamos uma estrutura de 20 anos para modernizar o parque e oferecer as melhores condições possíveis para os participantes e o público”. Já o patrão do CTG Lalau Miranda, Elceli Linn disse que o envolvimento das pessoas foi determinante para o sucesso do evento, que segundo ele, já está assegurado. ‘Tenho certeza que o Rodeio de Passo Fundo já é um sucesso”. O coordenador da 7ª Região Tradicionalista, Carlos Pinheiro de Almeida também destacou o empenho das entidades durante todo o processo.
Representando o legislativo, o vereador Juliano Roso convidou a todos para uma homenagem à data de emancipação de Passo Fundo, ocorrida em 28 de janeiro de 1857. No domingo, às 10 horas, uma reprodução em bronze da lei de emancipação será colocada na Câmara de Vereadores e outra no prédio da Prefeitura.

Estrutura


A partir desta segunda-feira, a segurança do evento começa a identificar todas as pessoas que ingressarem no Parque Turístico da Roselândia. Os ingressos serão vendidos no local, no valor de R$ 3. Estudantes com carteira estudantil e pessoas acima dos 60 anos, pagam meia. De acordo com a comissão organizadora, ainda há terrenos para instalação de ranchos e área comercial.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de janeiro de 2007.